SITE OFICIAL BRASILEIRO

Por todo o Brasil, comunidades dos Focolares relembram Chiara Lubich em seu 11º aniversário de falecimento

Em diversas cidades, de norte a sul do país, as comunidades de membros e simpatizantes do Movimento dos Focolares se reuniram em missas, eventos esportivos, culturais e outras atividades para relembrar sua fundadora, Chiara Lubich, falecida no dia 14 de março de 2008 aos 87 anos.

Bahia

Na Bahia, as cidades de Vitória da Conquista, Caculé, Ilhéus, Caetité, Itabuna, Coração de Maria, Euclides da cunha, Feira de Santana, Santa Cruz da Vitória, Uauá e Salvador celebraram missas para homenagear Chiara.
Em cada uma delas, puderam apresentar aos paroquianos alguns trechos da história de Chiara, a contribuição do carisma da unidade para a Igreja e para a humanidade e sobretudo testemunhos de como esse carisma transformou suas vidas por meio da vivência das palavras do Evangelho.
Diversos padres e bispos realizaram as celebrações e evidenciaram a importância de Chiara Lubich para a sociedade atual. Em Salvador, na Capela do Colégio Antônio Vieira, o Padre Jonathan, Frei Edalan e Padre Alex de Oliveira, iniciaram a celebração à luz de velas, em um clima solene. Em seguida, pediram à comunidade que apagasse as velas porque a luz verdadeira, ou seja, Jesus, já estava no meio de todos.

Missa – Comunidade de Ilhéus/BA

Missa – Comunidade de Itabuna/BA

Rio de Janeiro

Várias comunidades na cidade do Rio de Janeiro também relembraram Chiara Lubich com missas. Na Paróquia Nossa Senhora do Monte Claro, a celebração foi presidida por um pároco polonês que em primeira pessoa fez uma apresentação da fundadora e quis dar a benção com a relíquia de João Paulo II a toda a comunidade, lembrando que o Papa era muito próximo a Chiara. “Essa igreja que tem mais de 200 anos encheu-se hoje com a presença de vocês, que trouxeram uma luz”, concluiu.

Missa – Comunidade do Rio de Janeiro/RJ

Missa – Comunidade do Rio de Janeiro/RJ

Ainda naquele celebração, um senhor da comunidade agradeceu publicamente por aquele momento, dizendo ter sentido um grande alívio com a missa e as canções, após a angústia do atentado na escola em Suzano, São Paulo.

Espírito Santo 

No Espírito Santo, a comunidade da Grande Vitória se reuniu em Vila Velha para celebrar Chiara Lubich. Após o testemunho de três membros do Movimento sobre a figura de Chiara, ali também o pároco surpreendeu a todos com um testemunho. Falou aos paroquianos que Chiara se encontrava com políticos, empresários, bispos, cardeais e que suas palavra seram consideradas por todos como algo seguro, “dogmático”.
No norte do estado, em Nova Venécia, a comunidade também se encontrou em uma celebração eucarística, projetou fotos e contou a história de Chiara para os presentes.

Missa da Comunidade da Grande Vitória/ES

Comunidade de Nova Venécia/ES

Pernambuco

Na Mariápolis Santa Maria, em Pernambuco, a comemoração teve um tom diferente. Chiara Lubich foi lembrada em um torneio fraterno de futebol entre a Escola de Futebol Regra de Ouro, da Mariápolis, com o Náutico, clube profissional de Recife. Cerca de 800 pessoas participaram do torneio fraterno e outras 6 mil acompanharam pela internet.

Torneio de Futebol na Mariápolis Santa Maria/PE

Torneio de futebol na Mariápolis Santa Maria/PE

São Paulo

Em São Paulo, celebrar a vida de Chiara Lubich foi literalmente uma arte! Cerca de 70 pessoas participaram da 3ª edição Recital Líteromusical realizado sempre nessa data, na emble mática Casa das Rosas, na Avenida Paulista. Artistas se revezavam no pequeno palco, com composições musicais, intervenções teatrais, poesia, contação de história. Por meio da arte que revisitava pensamentos de Chiara, dois atores, vestidos de moradores de rua, buscavam entender a vida e a obra da fundadora dos Focolares.

Recital Literomusical em São Paulo/SP

Recital Literomusical em São Paulo/SP

 

Compartilhe
Veja também