SITE OFICIAL BRASILEIRO

Por todo o Brasil, Focolares participam da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Confira as programações!

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é uma inciativa do Conselho Pontífice para a Unidade dos Cristãos e, no hemisfério Sul, realizada no período de Pentecostes, ou seja, cerca de 50 dias após a Páscoa, com o objetivo de promover e incentivar o diálogo e a unidade entre as igrejas cristãs.
Neste ano, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos acontece de 2 a 9 de junho.
E as comunidades dos Focolares em todo o Brasil estão envolvidas nas celebrações. Por ter como carisma a Unidade, somos particularmente chamados a dar a nossa contribuição e sermos protagonistas desse diálogo.
 
Chiara já dizia:
 

“Nós promovemos um diálogo novo. O diálogo novo, que abrimos, (…) é o diálogo do povo. Por que nasceu o diálogo do povo? Porque a espiritualidade que nós vivemos nas várias Igrejas, se não me engano, membros de 300 Igrejas fazem parte do Movimento, fez surgir este diálogo, porque a nossa espiritualidade é comunitária e nos une, nos vincula, nos fraterniza. Se eu amo a Verônica e ela também me ama, o que se estabelece entre mim e ela? Jesus no meio. Jesus então nos une. São Paulo disse: “Mas quem me separará do amor de Cristo?” (Rm 8, 35). Também nós dizemos: “Mas quem me separará da Verônica?”. É a caridade que nos une. É o próprio Cristo que nos une. Portanto, ninguém poderá nos separar, se vivermos a nossa espiritualidade. Portanto, de tanto vivê-la na Igreja católica, anglicana, luterana, metodista, etc., formou-se um povo, sem que nós o premeditássemos. Ele floresceu dessa espiritualidade que gera, por força – porque é comunitária -, um povo que é o nosso.”

 
Abaixo listamos a programação de alguns locais onde nossas comunidades estão envolvidas. Participe!
 

Nordeste

 

Aracaju

Em Aracaju, capital de Sergipe, a comunidade participou de um momento ecumênico, no dia 30 de maio, no Seminário Maior.

 

Fortaleza


 
 
 

Salvador

Em Salvador, a comunidade já esteve presente em um momento ecumênico com pastores e sacerdotes de várias igrejas e grupos.

 

Sudeste

 

Divinópolis

Primeira noite da SOUC em Divinopolis, quando foi apresentada a experiência de Chiara e dos Focolares com o Ecumenismo.

Primeira noite da SOUC em Divinópolis, quando foi apresentada a experiência de Chiara e dos Focolares com o Ecumenismo.

 
 

Belo Horizonte e Contagem


 
 

São Paulo

 

 

Mariápolis Ginetta – São Paulo 

 
 

 

Bauru

Celebração Ecumênica
5 de junho às 20h
Salão da Comunidade Bom Pastor
Rua Madre Clélia, 4-37
A comunidade Bom Pastor trabalha na recuperação de dependentes químicos católicos e evangélicos.
 

Centro-Oeste

 

Brasília

 

 

Sul

 

Porto Alegre

Celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com a Ig. Luterana, a Ig. Catolica e o Mov. dos Focolares.

 
 

Mariápolis Glória

 

 

Londrina

Programação em Londrina
05/06 (quarta-feira) – 20h – Paróquia Santa Cruz, Decanato Norte (Rua Wilson Gonçalves Brandão 535 – Conjunto Luís de Sá, Londrina). Reflexão: Pastor Telmo Emerich.
06/06 (quinta-feira) – 20h – Paróquia Santo Antônio, Decanato Sul (Rua Jair Carvalho de Oliveira – Conjunto Cafezal, Londrina). Reflexão: Reverendo Luís Sirtoli e Reverenda Lucia Dal Pont.
07/06 (sexta-feira) – 19h – Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro (Rua Ibirá 99 -Centro, Londrina). Reflexão: Pastor Telmo Emerich.
08/06 (sábado) – ENCERRAMENTO – 19h30 – Paróquia São Lucas (Igreja Episcopal Anglicana) (Rua Mossoró, 678 – Esquina com JK – Centro, Londrina). Reflexão: Padre Wagner Rodrigues.
09/06 (domingo) – 14h – Aldeia Apucaraninha – Tamarana. Reflexão: Padre Wagner Rodrigues e Reverendo Luís Sirtoli.
 

Curitiba

Noite musical da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Curitiba
Compartilhe
Veja também
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.
O Dia Mundial de Oração, 1º de março, em Bento Gonçalves (RS), foi comemorado através de uma celebração ecumênica organizada pelo Grupo de Ecumenismo da cidade. 
Iniciou hoje, 27 de fevereiro e vai até 01 de março, o Encontro Ecumênico dos Bispos Amigos do Movimento dos Focolares em Augsburgo, na Alemanha.