SITE OFICIAL BRASILEIRO

Primeiro Focolare Temporário de 2024 acontece em São Paulo com foco no Genfest 2024

Entre 27 de janeiro e 04 de fevereiro, o Focolare de Campinas (SP) percorreu as cidades de Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Luiz Antônio, Ribeirão Preto, Santa Rita do Viterbo, Cajuru e Franca para um Focolare Temporário com foco na apresentação do Genfest 2024.

As responsáveis pelo Focolare contam que a proposta das visitas às comunidades surgiu em setembro de 2023, durante um encontro para os e as jovens, e logo foi acolhida pelo grupo.

“Fizemos um grupo no WhatsApp com alguns responsáveis das cidades daquela região, com os jovens e as comunidades. Já sentíamos que o Focolare Temporário já tinha começado!! Foi muito bom porque através de algumas reuniões on-line fomos nos conhecendo melhor e crescendo o contato com cada um. As comunidades foram apresentando suas ideias e, assim, fomos montando programações personalizadas para cada cidade”

Santa Rita do Passa Quatro

No dia 26 de janeiro, começou o Focolare Temporário na cidade de Santa Rita do Passo Quatro. Após a adoração, tiveram o primeiro contato com a comunidade da Paróquia do Pe. Tadeu, cujo pároco é um Sacerdote Focolarino. Ele nos apresentou e pudemos explicar o que é o Focolare Temporário ao lado dos jovens que estavam ali animando a celebração com as músicas. Convidamos todos a viverem e a participarem com a gente desta semana!

Já no dia seguinte, participamos de uma Missa nessa mesma paróquia e foi muito legal porque  durante a homilia, Pe. Tadeu contou a história do Movimento, de Chiara Lubich. Todos estavam muito atentos e interessados.

Depois da Missa, à noite, tiveram um Luau promovido pelos jovens que participam do Movimento dos Focolares. Estavam presentes os jovens e suas famílias, que se animaram com as músicas, danças, poesias e com um momento onde aprenderam a prepara um bom cuscuz nordestino.

Em outro dia, o focolare retornou à Santa Rita para o encontro de Palavra de Vida, um momento de reunião onde acontece a leitura coletiva da frase do evangelho a ser vivida naquele mês.

“Foi muito legal também a presença daqueles que  trabalham no GEV (Grupo Esperança Vida – da Fazenda da Esperança), e de uma senhora do grupo Amor Exigente”.

São Simão

No dia 28 de janeiro, juntamente com alguns jovens de SR Passa Quatro, o Focolare Itinerante partiu para uma chácara em São Simão, oferecida por um casal do Movimento dos Focolares para a realização do evento. Além dos jovens, estiveram presentes também os Padres Luiz Felipe, de Luiz Antônio, e João Carlos, pároco de São Simão.

Num clima de família, conversaram, conheceram mais uns aos outros, participaram de uma missa na paróquia da cidade e, por fim, retornaram à chácara para comerem uma pizza!

Santa Rosa do Viterbo

Fomos muito bem acolhidos na paróquia pelo Pe. Alex, Pe. João Carlos (São Simão), Pe. Luiz Felipe (de Luiz Antonio), Pe. Tadeu e Pe. Ricardo (S. Rita do Passa Quatro), juntamente com alguns membros da comunidade. Em Santa Rosa do Viterbo, assistimos juntos um vídeo da atual presidente do Movimentos dos Focolares Margaret Karram, onde fala aos bispos em Portugal sobre o tema “unidade” e a importância da missão para cristãos, como uma essência da vocação.

Falaram sobre o Genfest e convidaram os jovens a ajudarem na divulgação do Genfest 2024.

Luis Antônio

O Pe. Luiz Felipe colocou à disposição o salão da paróquia onde reuniram os jovens e assistiram juntos o filme sobre a vida de Chiara Lubich. “Foi um momento muito profundo, estavam presentes adultos e jovens e ficaram tocados com a história de Chiara, particularmente o padre!”.

Cajuru

O Focolare Temporário foi acolhido por algumas religiosas que moram ao lado da paróquia e pelos padres Ivonei, Pe. Tom e Pe. Gil. Foi o dia da Palavra de Vida da comunidade. “O Pe. Gil nos disse que sempre quis fazer uma peregrinação em Aparecida com os jovens e que o Genfest será uma ótima oportunidade para ir e levar todos!”.

Ribeirão Preto

Ao lado do grupo de S. Rita e alguns da comunidade, encontraram com o Pe. Vinícius, responsável pelos jovens na arquidiocese de R. Preto. Ele os acolheu de braços abertos, conheceu um pouco a caminhada do Focolare Temporário e demonstrou bastante interesse em divulgar o Genfest 2024. “Saímos dali já com algumas datas marcadas para um reencontro dos jovens”.

Depoimentos

– “Querido grupo, toda a unidade e gratidão a cada comunidade, todas com a sua riqueza e beleza, conto com cada um de vocês para levarmos o Ideal pra frente em nossa região e para o Genfest”!

– “Quero agradecer a presença dos jovens na nossa comunidade que trouxeram muita alegria e esperança do mundo unido”

– “Agradeço muito os momentos de partilha e unidade que tivemos. Saímos abastecidos e motivados a jamais abandonar o Ideal”!

– “Nem tenho palavras para agradecer a presença de vocês ontem aqui em Cajuru, e a presença dos padres também, foi uma noite memorável e inesquecível”!

Quem viu, também gostou

Colabore ativamente para levar jovens para o Genfest2 2024: confira a comunhão de bens extraordinária!

Projeto Árvore na Praça “adota” mangueira para divulgar o Genfest 2024

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.