SITE OFICIAL BRASILEIRO

Profissionais da comunicação e TI propõem fraternidade nas relações midiáticas

Profissionais da comunicação e TI propõem fraternidade nas relações midiáticas em encontro da NetOne

Representantes da NetOne, de todo o Brasil, anunciam novos projetos.

O encontro NetOne neste sábado (18) apontou aos participantes presenciais e on-line caminhos para trabalhar por uma comunicação que leve a fraternidade à sociedade. “Quem somos e o que queremos” foi o título do evento, transmitido da sede do Movimento dos Focolares em São Paulo.

Após a apresentação de cada participante, seguiu-se uma entrevista gravada pelo jornalista Luís Henrique Marques, com a socióloga Vera Araújo. Ela é uma das principais responsáveis pelo lançamento dessa proposta nas ciências humanas. Aos 83 anos, Vera é uma das pioneiras brasileiras dos Focolares, do qual originou-se a NetOne.

Na entrevista, evidenciou-se a unidade como raiz e valor, e a diversidade como um princípio indispensável na convivência humana. A socióloga associa esses elementos ao “Amor Agápico”, (aquele pronto a dar a vida pelo próximo).

Pontos a questionar e promover

Emergiram ainda pontos a questionar na comunicação: o relativismo ético; a espetacularização da vida sem o devido respeito à individualidade; a competitividade entre os profissionais e entre grupos de mídia; a exposição da esfera privada nas redes.

Vieram em evidência também pontos a colocar em prática: a ética e a competência como pré-requisitos para a atuação profissional; valorização do positivo nos fatos; e a centralidade do ser humano nas produções midiáticas, científicas, e nos relacionamentos profissionais.

“Trata-se realmente de uma aventura que nos torna mais humanos”

Enfatizou Araújo.

Seguiram-se relatos de experiências na linha do que sugeriu a socióloga e outras participações virtuais e presenciais. As falas evidenciaram a necessidade e urgência da formação de grupos e de uma rede de convivência em unidade, na diversidade, com respeito às individualidades.

Foram cinco participantes presenciais e 11 remotos,  entre profissionais de TI, rádio e televisão, publicitários e jornalistas, de cinco estados e Brasília, presentes na grande mídia, na Revista Cidade Nova (dos Focolares), e em universidades, nos setores público e privado.

O meet foi de 10h às 12h. Na parte da tarde, cinco membros da Comissão Nacional NetOne, presencialmente, planejaram oficinas de comunicação para o GenFest de 2024, além do cronograma das atividades da NetOne no Brasil para o ano que vem.

Ficou marcado um congresso nacional  de 14 a 17 de novembro. O Centro Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP), deverá sediar o evento, a confirmar.

Por Andréa Moreira e Marcello Riella Benites

Galeria de fotos

Quem viu, também gostou

Voluntariado Genfest 2024: evento recruta estudantes e profissionais de saúde para atuação no evento

X Simpósio de Educação Para a Paz em Pernambuco traz propostas ousadas

LIVE Genfest-NetOne Brasil aborda tema da subnutrição

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.