SITE OFICIAL BRASILEIRO

Protagonismo ecumênico na Região Sul: em Sinergia com outras iniciativas 

Protagonismo ecumênico na Região Sul: em Sinergia com outras  iniciativas 

Comunidade do Movimento dos Focolares da Região Sul do Brasil, compartilha a experiência de protagonismo ecumênico vivida no último ano.

Nós do Movimento dos Focolares, após vivermos, nos anos passados, belas experiências feitas nas Semanas de Oração pela Unidade dos Cristãos em nossa cidade, vimos uma longa pausa nessa aproximação, ainda mais com o isolamento durante a Pandemia. Porém, aqui em Ibiporã-PR, há um ano, aceitando o pedido de ajuda do pároco Padre José Luiz Primão, sabendo ele do nosso Carisma, nós do Movimento nos colocamos a serviço, em sinergia com seu desejo ecumênico e com as belas amizades já cultivadas com pastores e outros irmãos  evangélicos.

O 1º momento em conjunto aconteceu em Junho de 2022 com um Encontro de Formação Ecumênica para católicos, presentes cerca de 60 pessoas, muito bem conduzido por Izaías Carneiro, leigo católico fundador  da Comunidade Coração Novo e iniciador da Missão “Somos Um” (com aprovação  arquidiocesana e elogiada pelo Papa Francisco), que veio do Rio de Janeiro acompanhado pela  Pastora Mônica, evangélica pentecostal. O belíssimo encontro foi concluído com a “principal  ferramenta” desta Comunidade, ou seja, o chamado “Café Espiritual”. Além dos católicos, com o padre, neste momento estavam presentes pastores e outros irmãos de diversas denominações cristãs. Após cada um se apresentar e orarmos juntos, saboreamos um bom café da manhã acompanhado de outras delícias que cada grupo trouxe para partilhar.

Mais três Encontros “Café Espiritual” aconteceram após este primeiro e em todos experimentava-se uma alegria nova no coração. Nosso papel foi sempre o de dar a vida para essa Vontade de Deus: redigir os convites e fazê-lo chegar a cada pastor e comunidade, em visitas  pessoais ou pela internet. A cada visita e afetuosa acolhida e adesão dos pastores experimentávamos muita alegria e a certeza de estarmos, neste aspecto, correspondendo em  cheio ao nosso Carisma.

Em setembro passado realizamos o 2º Encontro, na Igreja Metodista, em que estavam presentes 3 Padres, um Diácono Presbiteriano e 4 Pastores além de 42 leigos das Igrejas Metodista, Presbiteriana, Assembleia de Deus e Católica. Entre hinos e orações, alguns contaram a superação do cansaço e do comodismo para estarem ali presentes. A  confraternização final com o delicioso café espiritual serviu para unir ainda mais todos numa só  família.  

Em novembro foi a vez da sede central da Assembleia de Deus, no 3º Encontro, com a presença de vários  Pastores, 2 Padres uns 20 fiéis de três igrejas: Assembleanos, Católicos e Presbiterianos. Pe  Natal, missionário do Pime ali presente, testemunhou sua grande alegria por estarmos reunidos como rebanho do único pastor, Jesus.

E em 1 de  abril deste ano, tivemos o mais recente momento, o 4º Encontro, desta vez nas dependências do Pime (Pontifício  Instituto de Missões Exteriores) que recebeu 25 pessoas entre elas 7 ministros ordenados (Padres, Diáconos e Pastores) de cinco denominações: assembleanos, presbiterianos, 2  Reverendos da Igreja do Evangelho Quadrangular, metodistas e católicos. O Pastor José  Poline, assembleano e octogenário edificou a todos com sua força e sabedoria.

O Pastor  Vilande, também assembleano, testemunhou a força do Espírito Santo que interveio em seu cansaço e lhe deu novas energias enquanto rezava o Pai Nosso diante de um moribundo no  hospital. Testemunhou também que foi atender uma urgência pastoral na casa paroquial, a  pedido do Pároco que estava impossibilitado de fazê-lo. Ele ficou muito feliz em poder resolver o problema do fiel católico, considerando que somos um só rebanho e temos um só pastor.  

Por:  Comunidade de Ibiporã.

Compartilhe
Veja também
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.
Organização realiza o percurso Rumo ao Genfest 2024 deste julho de 2023, introduzindo membros do Movimento dos Focolares nas atividades institucionais.
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região.