Recolher-se

Recolher-se não é fugir do mundo, mas criar um espaço interior onde a alma pode respirar. Em meio ao ruído das urgências, o recolhimento é um gesto fundamental: silenciar para escutar a voz interior, parar para discernir, esvaziar-se para ser preenchido por Deus.
Quando nos recolhemos, percebemos que muitas inquietações nascem da dispersão. O coração, então, encontra novamente a sua direção. No silêncio, aprendemos a reconhecer o que é essencial e a confiar.
Recolher-se é voltar à fonte. É permitir que o amor de Deus nos reorganize por dentro, para que, ao sair novamente ao encontro dos outros, levemos paz e presença.
Que o recolhimento não seja apenas um momento, mas uma atitude interior duradoura. Que seja caminhar atentos, e enraizados em Deus.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também