Regional SP-MS se organiza para preparar-se para o Genfest

O planejamento implica a atuação em duas frentes: laboratórios de ação social e trabalho de divulgação em diferentes âmbitos.

A exemplo de outros regionais do Movimento dos Focolares no Brasil, o Regional São Paulo-Mato Grosso do Sul já trabalha intensamente na preparação para o Genfest 2024. O planejamento da chamada Rota Genfest implica a atuação em duas frentes e, até o momento, está organizado até a realização de um encontro para os Jovens por um Mundo Unido na Mariápolis Ginetta, previsto para meados do segundo semestre deste ano, embora ainda sem data definida. 

A primeira dessas frentes é a organização de laboratórios de ação social, a serem elaborados pelos próprios jovens em diferentes cidades do Regional. A proposta é incentivar e já mobilizar os jovens a se inserirem nas ações que estão previstas na 3ª Fase do Genfest, quando deverão ser realizados encontros segundo os diferentes percursos da Comunidade Pathway (áreas de atuação cidadã segundo as Inundações e inspiradas nos 7 aspectos da Revolução Arco-Íris). Porém, mais do que isso, a proposta é mobilizar os jovens para a atuação concreta em favor do mundo unido nas suas próprias comunidades. 

Essa proposta foi inspirada no laboratório realizado em julho de 2022 na Mariapolis Ginetta que contou com cerca de 30 jovens do estado de São Paulo. Ali foram feitas algumas atividades concretas pela Mariapolis e em organizações sociais ligadas ao Movimento dos Focolares, como a revitalização do jardim da cidadela; preparação de marmitas para os moradores em situação de rua; construção de um varal de bambus e pintura do muro de uma casa que acolhe essas pessoas. 

O primeiro laboratório já foi realizado na Fazenda da Esperança e abordou a temática da liderança. O segundo está agendado para Aparecida em maio, por ocasião da Semana Mundo Unido. Estão também programados laboratórios para as cidades de Bauru (maio; data a ser confirmada), Santa Rita de Passa Quatro e São Paulo (14 a 16 de julho), Peruíbe (8 e 9 de julho). O último laboratório, para todos os jovens do Regional, será realizado no encontro de JPMU na Mariápolis Ginetta.

A segunda frente de ação está voltada à divulgação do Genfest em diferentes âmbitos: desde as próprias comunidades da Obra no Regional às comunidades paroquiais, outras igrejas cristãs, grupos de outras religiões e âmbitos do chamado Quinto Diálogo (o diálogo com a cultura), como as universidades. A expectativa é que os jovens atuem em todas as frentes, com o devido apoio dos outros membros das comunidades locais e setores da Obra no Regional. Para isso, as e os gen e JPMU pretendem visitar algumas cidades estratégicas com o objetivo de mobilizar os jovens: Peruíbe, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Caçapava, Bauru e São Sebastião/Caraguatatuba. 

Para saber mais e se conectar às diferentes frentes do Regional SP-MS de preparação para o Genfest, as pessoas poderão se inscrever em um dos grupos de WhatsApp cujos links de acesso são os seguintes:

Luís Henrique Marques

Pela Comissão de Comunicação do Genfest

Compartilhe
Veja também
Jovens do Movimento dos Focolares do Regional Pará e Amapá participaram da Festa da Juventude realizada na Fazenda da Esperança em Mosqueiro-Belém.
Cerimônia interreligiosa pela paz foi um dos pontos altos do Genfest 2024, em Aparecida (SP)
United World Communities darão continuidade à experiência feita nessa edição internacional do festival da juventude do Movimento dos Focolares