Seed Funding Program: uma oportunidade de agir localmente

Ecologia integral

15 projetos selecionados para o Seed Funding Program, um programa de microfinanciamento que apoia e incentiva iniciativas ecológicas integrais significativas e promissoras em diferentes partes do mundo. O Movimento dos Focolares, FaithInvest e MundellEarth apoiam a iniciativa.

O que o mundo vive hoje é uma crise social e ambiental complexa, e o que mais anima as pessoas parece ser o desejo de encontrar soluções para responder concretamente a este problema. Agindo para o bem de nossa “casa comum”, como o Papa Francisco gosta de chamar, ouvindo “o grito dos pobres, do planeta e das novas gerações”.

O Movimento dos Focolares também decidiu que quer desempenhar seu papel e percebeu que tem a responsabilidade de estudar em profundidade os problemas que afetam o mundo e comprometer-se em ações concretas. Portanto, as prioridades do Movimento dos Focolares hoje estão ligadas ao grito da Terra, ao grito dos pobres e ao grito das novas gerações.

Com este desejo de encontrar estratégias a partir de uma abordagem integral, o Seed Funding Program (SFP) nasceu em parceria com FaithInvest e MundellEarth. O SFP é um programa de microfinanciamento que visa sustentar e encorajar iniciativas significativas e promissoras em diferentes partes do mundo para a realização de planos ecológicos locais dentro das comunidades dos Focolares para caminharem juntos em direção a uma ecologia integral.

Das Filipinas à Argentina, dos 33 projetos que responderam à chamada, 15 foram selecionados para receber financiamento e desenvolver seu trabalho com aspectos ambientais e sociais em suas comunidades. Os projetos são liderados por jovens, com esforços intergeracionais, desenvolvidos em suas comunidades locais, orientados para uma ecologia integral e motivados por valores espirituais.

Um momento de grande encontro e partilha que também contou com a presença de Catherine Devitt (Gerente do Programa Faith Plans da FaithInvest) John Mundell (Presidente da MundellEarth) e Etienne Kenfack (Conselheiro do Movimento dos Focolares para o aspecto “Vida Física e Natureza”).

Ana Clara Giovani e Bianca Carvalho

Aqui os 15 projetos

Para maiores informações: https://www.new-humanity.org/es/project/seed-funding-program/

Fonte: Focolares internacional.

Compartilhe
Veja também
No dia 30 de julho passado, entre os 430 participantes do encontro da comunidade do Movimentos dos Focolares que vive no território da “tríplice fronteira” entre Brasil, Argentina e Paraguai, estavam presentes alguns que enfrentaram até 20 horas de viagem.
A viagem de sete horas de lancha de Santarém a Juruti -PA, foi necessária para que Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, mergulhassem antes de tudo na natureza única desta região no mundo e na sua extraordinária riqueza cultural.
Após a chegada ao Brasil por Fortaleza, no Ceará, (04), Margaret Karram e Jesús Moran, presidente e copresidente do Movimento dos Focolares, partiram rumo ao Pará (06) para conhecer de perto a realidade amazônica em visita aos trabalhos sociais e à comunidade do Movimento dos Focolares no estado.