SITE OFICIAL BRASILEIRO

Seed Funding Program: uma oportunidade de agir localmente

Ecologia integral

15 projetos selecionados para o Seed Funding Program, um programa de microfinanciamento que apoia e incentiva iniciativas ecológicas integrais significativas e promissoras em diferentes partes do mundo. O Movimento dos Focolares, FaithInvest e MundellEarth apoiam a iniciativa.

O que o mundo vive hoje é uma crise social e ambiental complexa, e o que mais anima as pessoas parece ser o desejo de encontrar soluções para responder concretamente a este problema. Agindo para o bem de nossa “casa comum”, como o Papa Francisco gosta de chamar, ouvindo “o grito dos pobres, do planeta e das novas gerações”.

O Movimento dos Focolares também decidiu que quer desempenhar seu papel e percebeu que tem a responsabilidade de estudar em profundidade os problemas que afetam o mundo e comprometer-se em ações concretas. Portanto, as prioridades do Movimento dos Focolares hoje estão ligadas ao grito da Terra, ao grito dos pobres e ao grito das novas gerações.

Com este desejo de encontrar estratégias a partir de uma abordagem integral, o Seed Funding Program (SFP) nasceu em parceria com FaithInvest e MundellEarth. O SFP é um programa de microfinanciamento que visa sustentar e encorajar iniciativas significativas e promissoras em diferentes partes do mundo para a realização de planos ecológicos locais dentro das comunidades dos Focolares para caminharem juntos em direção a uma ecologia integral.

Das Filipinas à Argentina, dos 33 projetos que responderam à chamada, 15 foram selecionados para receber financiamento e desenvolver seu trabalho com aspectos ambientais e sociais em suas comunidades. Os projetos são liderados por jovens, com esforços intergeracionais, desenvolvidos em suas comunidades locais, orientados para uma ecologia integral e motivados por valores espirituais.

Um momento de grande encontro e partilha que também contou com a presença de Catherine Devitt (Gerente do Programa Faith Plans da FaithInvest) John Mundell (Presidente da MundellEarth) e Etienne Kenfack (Conselheiro do Movimento dos Focolares para o aspecto “Vida Física e Natureza”).

Ana Clara Giovani e Bianca Carvalho

Aqui os 15 projetos

Para maiores informações: https://www.new-humanity.org/es/project/seed-funding-program/

Fonte: Focolares internacional.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.