Sobriedade

A sobriedade é um convite a ter equilíbrio. É o mesmo que viver sem excessos, com clareza de mente e serenidade no coração.
Muitas vezes recebemos estímulos ao exagero, à pressa e aos impulsos. Ser sóbrio é escolher a medida certa, é agir com consciência e responsabilidade.
Ser sóbrio não significa viver sem alegrias, mas encontrar alegria no que é simples e verdadeiro. É saber escolher as palavras certas para cada momento e saber silenciar quando necessário.
Ter sobriedade é decidir com prudência, sem deixar que as emoções dominem nossas atitudes.
Hoje posso buscar essa sobriedade nas palavras, nos pensamentos e nas ações. Ter calma para refletir antes de agir, equilíbrio para não exagerar e sabedoria para manter o coração em paz.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também