Terremoto no Oriente Médio: ação e assistência às populações atingidas

Um mês após os fortes terremotos que atingiram a Turquia e a Síria, um breve relatório sobre as contribuições arrecadadas pela Coordenação de Emergência do Movimento dos Focolares e uma visão desta primeira fase das ações que iniciaram na Síria, em fevereiro, e terminarão em agosto.

No dia 7 de fevereiro de 2023, a Coordenação Emergências do Movimento dos Focolares lançou uma campanha extraordinária para arrecadação de fundos em apoio ao povo da Turquia e da Síria, por meio das ONGs Ação por um Mundo Unido (AMU) e Ação Famílias Novas (AFN).

Atualmente, as contribuições coletadas totalizam cerca de €370.000 e uma primeira parcela de €100.000 já foi enviada para algumas das áreas da Síria atingidas pelo terremoto.

As ações irão auxiliar, especialmente, cerca de 2.500 pessoas e indiretamente alcançará entre 5.000 e 10.000 pessoas nas três áreas atingidas pelo terremoto de Aleppo, Latakia e Hama.

Eis alguns exemplos dessas ações que deverão continuar e que se referem a diferentes âmbitos de assistência:

ASSISTÊNCIA PARA AS NECESSIDADES BÁSICAS

 – Fornecimento de bens de primeira necessidade – alimento, cobertores, medicamentos, vestuário etc. – às pessoas desabrigadas, alojadas em abrigos improvisados (igrejas, mesquitas etc.).

– Contribuição econômica para as famílias mais necessitadas; disponibilização de serviços médicos e de auxílio à locomoção pós-hospitalar, medicamentos, sessões de tratamento físico e psicológico para as pessoas afetadas física e psicologicamente.

 – Distribuição de caixas de alimentos às famílias em situação de precariedade alimentar (em parceria com outras organizações).

 – Apoio econômico a pequenos artesãos para a aquisição ou reparo de equipamentos e ferramentas perdidas e para a reabertura de suas atividades.

REESTRUTURAÇÃO DE CASAS DANIFICADAS PELO TERREMOTO

– Cobertura dos custos de inspeções e exames de avaliação técnica sobre a estabilidade dos edifícios por comissões técnicas de engenheiros.

– Apoio financeiro às famílias para o trabalho de reforço dos alicerces das edificações e para a reestruturação das casas danificadas.

– Cobertura dos custos para a aquisição de ferramentas de trabalho para artesãos (ferreiros, encanadores, carpinteiros, eletricistas) para que eles possam recomeçar o trabalho nas casas danificadas.

– Apoio financeiro para o pagamento dos custos de aluguel para aqueles que perderam a casa ou precisam de uma residência temporária devido à inadequação de suas casas.

 APOIO PSICOLÓGICO APÓS O TERREMOTO  

– Cobertura dos custos de assistência domiciliar para pessoas idosas que vivem sozinhas ou deixadas sozinhas.

– Implementação de atividades e iniciativas coletivas de apoio psicológico em grupo, particularmente em centros de atendimento temporário.

– Implementação de oficinas de capacitação em apoio psicológico para fornecer ferramentas e metodologias aos agentes e voluntários atuantes na área de assistência.

 Redação de Maria Grazia Berretta

Fonte: Focolares Internacional.

Compartilhe
Veja também
No dia 30 de julho passado, entre os 430 participantes do encontro da comunidade do Movimentos dos Focolares que vive no território da “tríplice fronteira” entre Brasil, Argentina e Paraguai, estavam presentes alguns que enfrentaram até 20 horas de viagem.
A viagem de sete horas de lancha de Santarém a Juruti -PA, foi necessária para que Margaret Karram, Presidente do Movimento dos Focolares, e Jesús Morán, Co-Presidente, mergulhassem antes de tudo na natureza única desta região no mundo e na sua extraordinária riqueza cultural.
Após a chegada ao Brasil por Fortaleza, no Ceará, (04), Margaret Karram e Jesús Moran, presidente e copresidente do Movimento dos Focolares, partiram rumo ao Pará (06) para conhecer de perto a realidade amazônica em visita aos trabalhos sociais e à comunidade do Movimento dos Focolares no estado.