SITE OFICIAL BRASILEIRO

Universidade Católica de Córdoba confere título Honoris Causa a Piero Coda

Universidade Católica de Córdoba confere título Honoris Causa a Piero Coda

Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional, Piero Coda, se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.

Em cerimônia a ser realizada na noite do próximo dia 6 de março, a Faculdade de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Córdoba, na Argentina, irão outorgar o título de Doutor Honoris Causa ao padre Dr. Piero Coda, atual secretário geral da Comissão Teológica Internacional. Membro interno do Movimento dos Focolares, Coda é também consultor da Congregação para a Doutrina da Fé e do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, e membro da Comissão Teológica para o Processo Sinodal da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos. 

Reconhecido internacionalmente por seu trabalho nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz, o teólogo italiano foi membro da Academia Pontifícia de Teologia (da qual foi prelado secretário no período de 2003 a 2008), da Associação Teológica Italiana (da qual foi presidente de 2003 a 2011) e da Comissão Mista para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa. 

Em comunicado, o decano da Faculdade de Filosofia e Humanidades da Universidade Católica de Córdoba, padre Dr. José Daniel López, S.J., afirmou que Coda teceu uma relação de amizade com aquela instituição, “em projetos comuns de pesquisa entre os quais se destaca o seminário sobre Antropologia Trinitária”. Além disso, ele tornou-se membro do Conselho Honorífico do Instituto de Pesquisas Filosóficas Juan Carlos Scannone e do Comitê Acadêmico da revista Stromata, ambos mantidos pela instituição que presta essa homenagem. 

A indicação de Piero Coda para receber o título de Doutor Honoris Causa – homenagem de máxima distinção oferecida pela Universidade Católica de Córdoba – foi feita em unanimidade pelo Conselho Acadêmico daquela instituição, confirmada pelo Dicastério para a Cultura e Educação, órgão do Cúria Romana. 

Seminário

Além de ser homenageado, Piero Coda participará do Seminário Internacional de Teólogos e Teólogas sobre Antropologia Trinitária, a ser realizado na Universidade Católica de Córdoba durante o período de 4 a 6 de março. Na ocasião, ele irá ministrar uma conferência dentro de um painel que contará com as participações de Maria Clara Bingemer (professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio e Janeiro e consultora do Sínodo sobre Sinodalidade) e Roberto Tomichá (membro da equipe de Teologia Indígena da Escola Social do Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e Caribe-CEBITEPAL do Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho-CELAM).

Por Luís Henrique Marques, jornalista, editor-chefe da revista Cidade Nova e colaborador da Assessoria de Imprensa do Movimento dos Focolares no Brasil.

Quem viu, também gostou

Conselho Geral fala sobre Genfest 2024, balanço orçamentário e sustentabilidade

Inicia Encontro Ecumênico dos Bispos Amigos do Movimento dos Focolares 2024

Compartilhe
Veja também
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.