Visitar quem está doente

Visitar um doente é um gesto simples, mas profundamente humano e espiritual, porque podemos levar consolo, a nossa presença e um pouco de esperança a quem enfrenta a fragilidade do corpo e, muitas vezes, também do espírito.
Nessas visitas, não levamos apenas palavras, levamos nossa escuta, nosso tempo e, acima de tudo, o nosso amor.
A Igreja nos ensina que visitar os doentes é uma das obras de misericórdia. Quando nos aproximamos de quem sofre, não apenas cumprimos um dever, mas tocamos o próprio Cristo que se faz presente no irmão enfraquecido. É nesses encontros que descobrimos o valor da empatia e a força da solidariedade.
Que nunca deixemos de nos importar com o sofrimento do outro. Que saibamos enxergar no doente não apenas a sua dor, mas a pessoa que precisa ser valorizada, acolhida e fortalecida. E que a nossa presença seja sinal de luz e de vida para quem mais precisa.

Apolonio Carvalho Nascimento
Compartilhe
Veja também