Nos dias 22 a 24 de setembro de 2023, aconteceu no Convento de São Francisco em São Paulo-SP, a XV Reunião dos Movimentos, Associações Laicais e Serviços Eclesiais com seus dirigentes, desenvolvendo o tema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.
Conduzida pelo Bispo referencial D. José Mário Angonese, da diocese de Uruguaiana, ainda contou com a presença de representantes da AMO (Mães Que Oram Pelos Filhos), Caminho Neocatecumenal, Comunidade de Vida Cristã (CVX), Comunhão e Libertação, Equipes Docentes, Movimento Cursilhos de Cristandade (MCC), Movimento Familiar Cristão (MFC), Movimento dos Focolares, Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), Renovação Carismática Católica (RCC), Movimento de Schöenstatt, Sociedade São Vicente de Paulo.
Todo o encontro foi marcado pelo clima de fraternidade, algo perceptível quando há a presença de diversos carismas. Neste sentido, cada um pôde partilhar um pouco sobre sua espiritualidade e a riqueza da ação do Espírito Santo na Igreja, bem como os desafios vivenciados na atualidade.
Foram abordados os temas: “Comunhão e Participação”, “Missão” e aprofundado o tema da sinodalidade, em sintonia com o Papa Francisco. Ressaltou-se que o povo de Deus (todos os batizados), deve caminhar junto (sinodalidade) participando das decisões eclesiais, contribuindo para a unidade da Igreja na diversidade e vivendo a serviço do mundo. Neste sentido foram ditas quatro tarefas importantes no processo sinodal: Continuar caminhando; fazer a Igreja juntos; ser uma Igreja aberta e deixar o protagonismo ao Espírito Santo que nos convida à escuta e diálogo autênticos.
No final de cada dia, D. José Mário celebrava a santa missa, momento de comunhão e de presença de Jesus na eucaristia.
A XVI Reunião está marcada para o próximo ano, nos dias 28 a 30 de junho de 2024 em local a ser definido.