No 3º dia da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC), quarta-feira (24), a Mariápolis Arnold em São Leopoldo (RS) abriu as portas para a realização de um importante evento ecumênico para a comunidade: a XXII Noite Musical Ecumênica, um momento visível de unidade e diálogo entre as igrejas cristãs.
Segundo a comunidade dos Focolares, a sala estava repleta por quase 400 pessoas de diferentes denominações cristãs: Batista, Luterana, Anglicana e Católica, com a participação de padres e irmãs consagradas, pastores e pessoas sem credo.
A noite teve início com uma breve apresentação do Carisma da Unidade, legado de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, além da apresentação das estruturas do Centro Mariápolis Arnold, cujo objetivo maior é o da unidade, colocando em prática o pedido de Jesus a Deus, “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo. 17,21).
Apresentações
A abertura musical foi de encargo da Comunidade do Movimento dos Focolares de São Leopoldo, que cantou “Nova Civilização”, dando um testemunho de unidade pela participação das diferentes gerações, desde as crianças até adultos.
Na sequência, o Pastor Mauri da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), fez uma breve reflexão sobre o tema da SOUC 2023 e conduziu as apresentações dos 9 corais inscritos.
“Os corais encheram a noite de alegria, muito brilho, comoção pela riqueza histórica que cada um traz na sua bagagem. Entre eles, tinham corais de terceira idade, cheios de alegria de viver, como também corais mistos de adultos e jovens, de crianças e adolescentes, vivazes, alegres e entusiastas, expressando vidas sadias e evangélicas, que gritam o Amor de Deus ao mundo”, narra a comunidade dos Focolares.
A noite foi concluída com um coffee break compartilhado, que proporcionou um proveitoso momento de diálogo e o início de bons relacionamentos.
Essa foi a XXII Noite Musical Ecumênica, onde todos saíram com o desejo de novamente estarem juntos no próximo ano. “Alguns diziam até que esse evento teria que ter mais vezes durante o ano”.
Assista a apresentação dos corais na XXII Noite Musical Ecumênica:
Quem viu também gostou
SOUC 2023 é marcada pela presença dos Focolares pelo Brasil.