SITE OFICIAL BRASILEIRO

Atriz recebe prêmio internacional por interpretar Chiara Lubich

prêmio Cristiana Capotondi

Cristiana Capotondi foi destaque na 48ª edição do prêmio Ennio Flaiano na Itália

Por Nicole Melhado

A atriz italiana Cristiana Capotondi recebeu o prêmio internacional Ennio Flaiano pela interpretação de Chiara Lubich, no filme “Tutto Vince L’Amore” (“O Amor Vence Tudo”, em tradução literal).

O filme conta a história e os primeiros anos daquele se tornaria o Movimento dos Focolares – atualmente presente em diversas nações dos 5 continentes. A expectativa é que o filme seja lançado no Brasil no início de 2022.

Fotos: Reprodução/ Rete8 e Divulgação/Rai

A 48ª edição do Prêmio Internacional “Ennio Flaiano” reconheceu os talentos do teatro, cinema, televisão e jornalismo. A celebração foi realizada na última semana, no Teatro D’Annunzio em Pescara, na Itália, seguindo os protocolos sanitários e transmissão pela televisão e internet.


Ao receber o prêmio, a atriz falou sobre a construção dessa personagem. “Quando lemos as histórias das personagens nos livros temos um certo distanciamento, mas quando entramos na contrução da personagem, lemos as cartas e diários, entramos na parte mais privada e íntima.”

Fotos: Reprodução/ Rete8 e Divulgação/Rai


Para Cristina Capodonti, Chiara mostra que todos podem fazer da vida algo extraordinário. “Chiara tinha uma ideia muito clara e segura daquilo que queria fazer de sua vida. Uma pessoa muito pragmática e concreta”.


A atriz destacou ainda a contribuição de Chiara para a sociedade, em uma época em que poucas opções eram dadas às mulheres. “Essa mulher iniciou sua atividade quando Trento era bombardeada e sua comunidade estava em extrema necessidade. Ela fez não só pela Igreja, mas pelas mulheres, que naquela época elas saiam da casa dos pais apenas para ir para a casa dos respectivos maridos.”

Sobre o filme

A coprodução de Rai Fiction e Casanova Multimedia é a primeira adaptação para TV sobre Chiara Lubich e retrata os primeiros anos do futuro Movimento dos Focolares, mais especificamente entre os anos de 1943 até 1950.


O filme foi rodado na região de Trento, na Itália, recordando passagens de Chiara durante a Segunda Guerra Mundial, quando tudo desmoronava e somente Deus permanecia. Escutando o chamado de Deus, a jovem inicia uma estrada acompanhada por um grupo cada vez mais numeroso que posteriormente chega a diversas partes do mundo. O enredo traz uma viagem para dentro do contexto histórico, social e eclesiástico em que Chiara estava – ou seja, aquele da Segunda Guerra Mundial, dos primeiros anos do pós-guerra e dos burburinhos pré-concilio que agitariam o catolicismo.

Fotos: Reprodução/ Rete8 e Divulgação/Rai

Assista ao filme “Tutto Vince L’Amore”


O diretor e os autores também mostram “a moça revolucionária” que compartilha tudo com quem precisava. Como lê o evangelho sem a presença de um sacerdote, torna-se tão perigosa para a sociedade da época que é obrigada a prestar contas da sua obra ao Santo Ofício.

Além da premiada atriz Cristiana Capotondi, o elenco conta com Sofia Panizzi e Valentina Ghelfi. O filme tem a assinatura dos produtores Luca Barbareschi e Saverio D’Ercole. 

Sugestão de entrevista:

Emanoel Bomfim, jornalista, crítico de cinema da Revista Cidade Nova e membro do Movimento dos Focolares
Fone: (11) 99834-5477

Veja também:

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.