SITE OFICIAL BRASILEIRO

Comunidades do Piauí e Maranhão celebram Centenário de Chiara

A comunidade de Teresina celebrou uma missa pelo Centenário de Chiara Lubich na Catedral Nossa Senhora das Dores. A celebração contou com a participação do arcebispo Dom Jacinto, outros 5 sacerdotes e ainda o Pe. Isaac, sacerdote da Igreja Cristã Síria Ortodoxa. Cerca de 250 pessoas participaram desse momento especial.

Ekke S, sacerdote focolarino, introduziu a todos da assembleia a história de Chiara Lubich e a menção à fundadora dos Focolares continuou durante a introdução à liturgia e também na homilia.

A igreja, mesmo cheia, tinha um intenso recolhimento na oração e nos cantos. “Parecia estar no céu”, disse um dos participantes.

“A samaritana estava tão feliz de encontrar Jesus, que foi correndo falar para as pessoas. Assim fez Chiara que plena de felicidade anunciou este amor a muitos”, destacou Dom Jacinto, que também fez questão de mencionar diversas vezes a presença do sacerdote ortodoxo, fruto do carisma de Chiara e um momento marcante para a vida da igreja local.

No final da celebração, Pe Isaac, da Igreja Síria Ortodoxa, contou toda a sua experiência com o movimento e também cantou o Pai-Nosso e a Ave-Maria em aramaico. Todos na igreja rezaram solenemente a Ave Maria após esse momento.

No final, o arcebispo abençoou a assembleia mencionando que Chiara havia proporcionado aquela celebração!

Realmente foi uma celebração linda! Ver a concretização da unidade através do ecumenismo foi como tocar a beleza do que disse Jesus: Que todos sejam! Agradeci a Jesus por ter me feito conhecer Chiara”, disse um dos membros da comunidade.

Também aconteceram várias celebrações eucarísticas em prol do centenário de Chiara em  Vargem Grande (MA), Miguel Alves (MA), São Luís (MA) e Aldeias Altas (MA)

 

Compartilhe
Veja também
Mariápolis online 2021 contou com mais de mil inscritos, na região do Maranhão, Piauí e Ceará.