SITE OFICIAL BRASILEIRO

Comunidades dos Focolares participam e organizam celebrações pela unidade dos cristãos

 
Ainda em tempo, começam a chegar os ecos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nas quais nossas comunidades estiveram inseridas.
A SOUC é uma manifestação particularmente especial para os Focolares por abraçar de forma tão concreta nosso carisma, o da Unidade.
 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Divinópolis

 
A comunidade dos Focolares de Divinópolis, fez abertura da SOUC refletindo sobre a história do povo de Deus que clama no deserto por justiça.
Os Pastores Jorge Eduardo, Igreja Pentecostal, o Rev.Bernardino, Anglicano e o Diácono Amauri celebraram o culto colocando em revelo o pedido de Jesus, Pai que todos sejam um. Todos os presentes renovaram o batismo colocando a agua batismal sobre a cabeça.
Na Igreja Batista da Família, o Pastor Mateus e Jeziel manifestaram a importância da família cristã na promoção da unidade e da fraternidade.
 
Na Comunidade Caminho Novo, Pe.Philipi e Pe.Luciano celebraram o culto e explicaram o caminhar do cristianismo e as separações acontecidas até a Reforma de Martinho Lutero.
Já na sexta-feira, o encerramento aconteceu na Praça da Bíblia, com a presença do Bispo D.José, fazendo exortação à Unidade dos Cristãos, a comunidade Caminho Novo contribuiu com cânticos, o Pastor Mateus com cantos e o Focolare com experiências de vida e conversão. experiência de
A semana foi uma expressão de fraternidade, de alegria, de vida comunitária, que percebia a presença do Espírito Santo.
 
 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

em Porto Alegre – RS

 
Durante a SOUC, a comunidade dos Focolares de Porto Alegre participou da organização e realização da cerimônia de abertura realizada na Igreja Evangélica de Confissão Luterana.
O trabalho conjunto com a Igreja Luterana na preparação da SOUC teve início ainda no ano passado e continuou com a celebração das luzes, no Advento, realizada neste ano. A pastora, então, entrou em contato para uma nova parceria na SOUC 2019. “Foi uma semana muito rica com várias celebrações onde pudemos rezar, partilhar as alegrias e as dores deste momento”, nos escreveu a comunidade de Porto Alegre.
 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

em Rio Grande – RS  

 
A Comunidade do Rio Grande participou de uma celebração na Igreja Episcopal Anglicana encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Estavam presentes representantes da IELB. IECLB, Igrejas Católica e Anglicana.
Toda a cerimônia foi quis demonstrar toda a importância e o grande amor que nos é doado por meio do Espírito Santo.
O Rev. Começou a celebração, apresentando o Movimento dos Focolares, ao qual o E.S. concedeu a graça de ser o articulador “Que todos sejam um…”
A comunidade dos Focolares cantou duas canções e contou para todos a história do Movimento e de como Chiara Lubich sempre escutou e agiu conforme o que o Espírito Santo sugeria.
 
 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

em Bento Gonçalves – RS

 
A comunidade de Bento Gonçalves participou de quatro momentos realizados pelo Grupo de Ecumenismo da cidade, do qual membros dos Focolares fazem parte.
Em um dos eventos, uma sala com cerca de 240 pessoas participou de uma palestra com o Pastor Martin Dreher, de São Leopoldo, da Igreja Luterana no Brasil e com o Prof. Sandro  Gallazzi da Igreja Católica.
Além dos católicos, estavam presentes, batistas, metodistas e luteranos vindos das cidades de Farroupilha, Dois Irmãos e de Bento Gonçalves, além de adolescentes do Colégio Medianeira.
Também estavam presentes os adolescentes alunos do colégio Medianeira. Além da palestra, foram realizadas outras três celebrações na Igreja Católica, na Luterana e na Batista.
 

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos em Caxias do Sul

 
Em Caxias do Sul, os Focolares participaram da Celebração na Igreja Episcopal Anglicana, junto com os católicos e durante todos os dias da semana participaram de um programa de rádio fazendo uma reflexão e rezando juntos pela unidade dos cristãos.
 
 

Focolares e o Ecumenismo

 
Num momento de maior tragédia que desunia a humanidade, a Segunda Guerra Mundial, Deus se revelou a Chiara Lubich, e a impulsionou a viver o Evangelho e uma frase em particular: “Pai que todos sejam um para que o mundo creia”.
 
Movimento dos Focolares tem como objetivo contribuir para a realização da unidade e da fraternidade universal. Desta forma, deu-se início a uma nova corrente de espiritualidade baseada no amor evangélico – a espiritualidade da unidade ou de comunhão – que suscitou um vasto Movimento.
 
O Ecumenismo no Focolare começa em 1959 com um grupo de evangélicos luteranos, em Darmstadt, Alemanha. Em 1960, tem os primeiros contatos com cristãos de outras tradições, ressaltando contato com a Igreja Ortodoxa, de modo especial com o Patriarca Atenágoras.
 

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.
O Dia Mundial de Oração, 1º de março, em Bento Gonçalves (RS), foi comemorado através de uma celebração ecumênica organizada pelo Grupo de Ecumenismo da cidade.