SITE OFICIAL BRASILEIRO

Organizações do Sul do Brasil vão receber jovens para trabalho voluntário na 1ª Fase do Genfest

Organizações do Sul do Brasil vão receber jovens para trabalho voluntário na 1ª Fase do Genfest

Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.

A exemplo do que acontecerá em outras regiões do Brasil, na 1ª Fase do Genfest, festival juvenil internacional promovido pelo Movimento dos Focolares, Organizações da Sociedade Civil (OSC’s) e Comunidades Sem Fins Lucrativos da Região Sul vão receber jovens para realizar experiência de trabalho voluntário. Essa fase inicial do Genfest ocorrerá no período de 12 a 18 de julho. Interessados em fazer essa experiência, bem como em participar nas demais fases do Genfest, poderão se inscrever por meio do site oficial do evento: https://genfest.org/. “Juntos para cuidar” é a temática central desta edição do festival.

A 1ª fase de Genfest consiste em uma espécie de mutirão de ação social, na qual mais de 600 jovens vão atuar como voluntários em uma das mais de 40 OSCs, espalhadas em diversas cidades do Brasil e da América Latina. Na 2ª fase, de 19 a 21 de julho, acontece o evento central quando espera-se reunir 6.000 jovens de mais de 50 países diferentes, em Aparecida. E a 3ª e última fase acontece na sequência, de 21 a 24 de julho, também em Aparecida.

A seguir, conheça um pouco sobre as OSC’s e Comunidades Sem Fins Lucrativos da região Sul do Brasil que participarão da 1ª. Fase do Genfest:

Ação Comunitária Focolare do Morro – Florianópolis (SC) 

Em 2024, a Ação Comunitária Focolare do Morro comemora dez anos de serviços prestados no Maciço do Morro da Cruz, na capital catarinense. Essa região abriga cerca de 25 mil pessoas, de seis mil famílias, que vivem em 17 comunidades distintas. Os trabalhos realizados pelo Focolare no morro se uniu àqueles dirigidos pelo padre Vilson Groh e comunidade, que mora no local há mais de 37 anos.

Entre os maiores desafios encontrados pelos participantes do projeto realizado por membros dos Focolares no Morro são desemprego, drogas, e outras questões que impactam a vida das pessoas em condição de vulnerabilidade social e econômica. Recentemente, a imigração tornou-se outro ponto de atenção no local. Um dos valores fundamentais deste projeto é o vínculo criado com as pessoas, podendo acontecer de várias maneiras, desde as relações pessoais cotidianas, visitas domiciliares e encontros em locais públicos, até o trabalho na capela, no qual é organizada a liturgia e as pessoas são recebidas.

O compromisso da organização se estende às situações diversas, como aquelas que exigem atenção, ação e escuta, e também abrindo portas aos jovens da comunidade. Os focolarinos ressaltam a importância de estar envolvido no convívio social e tocar nas causas que afetam a juventude. Segundo eles, a construção da fraternidade universal começa pela compreensão da realidade dos mais pobres e pela aprendizagem com a periferia, para responder concretamente aos desafios atuais. Conheça mais a história do “Focolare no Morro” no vídeo vimeo.com/378589518 e no site: www.focolare.org/pt/2020/01/29/florianopolis-brasil-o-focolare-no-morro/.  

Centro Mariápolis Arnold – São Leopoldo (RS)

As Irmãs Missionárias de Cristo Ressuscitado, em colaboração com profissionais de diversas áreas, realizam trabalhos voluntários com os moradores de uma comunidade carente na cidade de São Leopoldo (RS). São diferentes tipos de atividades e trabalhos. Agora, o Movimento dos Focolares Sul fez parceria com elas para apoiar esse Projeto Social que inclui uma cooperativa de reciclagem de óleo de cozinha, produzindo sabão ecológico, produtos de limpeza e velas, além de uma horta criada para fornecer alimentos e renda aos moradores. O objetivo é fortalecer os laços familiares e comunitários, e prestar acompanhamento socioeducativo para famílias em alta vulnerabilidade. Atualmente, cerca de 90 pessoas são beneficiadas pelas ações realizadas pelo movimento.

Conheça os projetos do Centro Mariápolis, mais especificamente o projeto Mundo Mais Limpo: https://mundomaislimpo.org.br/. Acesse no Instagram as páginas:  Cooperativa Mundo + Limpo: @mundomaisl e a loja de roupas Cristãs Tenda do Encontro: @ttenda_do_encontro. 

Projeto Fraternidade na Unidade e ONG Junta Mais Brasil – Curitiba (PR)

O Movimento dos Focolares é também responsável pelo Projeto “Fraternidade na Unidade” que acolhe imigrantes e refugiados provenientes da Venezuela, Cuba e Haiti. Uma grande parceira do movimento é a ONG Junta Mais Brasil que, além de atendimento médico e odontológico, oferece atividades no contraturno escolar para as crianças em situação de vulnerabilidade social. As ações da “Junta Mais” são realizadas não só em comunidades de Curitiba, como em outras regiões e até em Angola. Diferentes atividades no âmbito da assistência social têm sido promovidas com o apoio dessas organizações sem fins lucrativos.

Saiba mais sobre o trabalho da Fraternidade na Unidade nas redes sociais: @fraternidadenaunidade no Instagram e www.facebook.com/FraternidadeNaUnidade. Acompanhe também o Instagram da ONG Junta Mais Brasil @juntamais.brasil.

Serviço

Inscrições e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest, e não tem condições financeiras, faça pix no e-mail mfocolares@yahoo.com.br ou no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.

Por Bruna Briti – Assessoria de Imprensa do GenfestJornalista MTB 32.441. Tel. (12) 98218.3382 / Abril de 2024.

Quem viu, também gostou:

Adolescentes acampam na Mariápolis Arnold, unidos pela paz

Jovens do Brasil e de outros 48 países estarão no Genfest 2024. As inscrições continuam abertas

Compartilhe
Veja também
Com o tema “Abraçar a humanidade, despertar a mudança”, a Semana Mundo Unido 2024 tem início no dia 1º de maio.
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.
Organização realiza o percurso Rumo ao Genfest 2024 deste julho de 2023, introduzindo membros do Movimento dos Focolares nas atividades institucionais.