SITE OFICIAL BRASILEIRO

Comunidades dos Focolares são formadas em direitos fundamentais de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Cerca de 600 pessoas do Movimento dos Focolares participaram de um encontro on-line sobre proteção integral e garantia dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

A temática faz parte da formação das comunidades dos Focolares, de forma preventiva, para que nossos ambientes de encontros e convivência sejam seguros contra qualquer tipo de violência – física, psicológica, sexual, dentre outras.

O conteúdo do programa foi conduzido pela COPAC – Comissão de Proteção e Garantia dos Direitos Fundamentais de Crianças, Adolescentes e Pessoas Vulneráveis do Movimento dos Focolares no Brasil – composta em 2016 por um grupo de profissionais de vários campos como jurídico, psicológico, médico, moral, serviço social e pedagógico.

Além de promover a formação dos membros dos Focolares, a COPAC também recebe as denuncias de supostos abusos e realiza verificações internas, a partir de uma linha de tolerância zero com relação a qualquer forma de violência, abuso, maus tratos ou atos de bullying ou cyberbullying contra qualquer pessoa. As denúncias recebidas são acompanhadas e encaminhadas às competências jurídicas locais, com total sigilo e respeito às pessoas envolvidas no caso.

A formação é feita não apenas no Brasil, como em todo o mundo para as comunidades, em especial para os membros que assistem as novas gerações.

Uma das bases dessa formação é o livro da Editora Cidade Nova “Proteger a Infância”, acessível a quem deseja saber mais sobre o assunto.

Histórico

Essse trabalho de formação teve início ainda em 2011 com a criação de equipes de especialistas de várias áreas da formação humana no centro do Movimento dos Focolares, na Itália, a fim de propor para as várias regiões dos Focolares no mundo, estruturas, regras e procedimentos para a proteção e garantia dos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e pessoas vulneráveis.

Emmaus e Jesús Morán, respectivamente presidente e copresidente dos Focolares, em uma carta de 2019 afirmam: “No caminho para a realização da unidade, não podemos deixar de sentir, como nosso, o grito de dor de todas as crianças e adolescentes do mundo. A violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, os abusos de todos os tipos perpetrados contra eles em todas as latitudes, são um dos maiores flagelos do nosso tempo, um dos semblantes de Jesus Abandonado hoje. Faz parte da nossa vocação ir ao encontro deles. É por isso que deveríamos estar na vanguarda da defesa das pessoas mais frágeis, onde quer que sejam vítimas de qualquer forma de violência ou abuso.

A COPAC em breve lançará a segunda etapa do curso online para concluir a transmissão do conteúdo básico e a carga horária mínima exigida aos membros dos Focolares envolvidos diretamente na formação das novas gerações. Além disso, para 2021, já são previstos encontros presenciais em várias regiões do Brasil.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.