SITE OFICIAL BRASILEIRO

Família: um sopro de esperança

“Família: um sopro de esperança”. Esse foi o tema da Jornada realizada em João Pessoa, no último dia 22 de setembro, para cerca de 300 pessoas.
Seguindo uma tradição das comunidades do Movimento dos Focolares, os participantes foram acolhidos com muita música e alegria. Eram pessoas da Paraíba, do Rio de Janeiro, Recife e Caruaru. E logo puderam conhecer a história do Movimento dos Focolares e também escutar as primeiras experiências da vida em família. Na primeira delas, um casal contou como o carisma da unidade mudou suas vidas, ajudando-os a superar o alcoolismo na família.

Como aprofundamento, os participantes escutaram o tema: “O Espírito Santo na vida da família”, de uma forma bem dinâmica, também seguido por uma experiência concreta da Alice, que se dedica com assiduidade na Fazenda da Esperança para levar o carisma a outras famílias.
“No Paraíso deve ser assim”, comentou uma das participantes no intervalo do almoço, que todos aproveitaram juntos.
E a programação continuou, com um grupo de adolescentes com performances musicais sobre o tema da Jornada.

Ponto alto da tarde foi a temática: “A Educação e a Família”, de Chiara Lubich, apresentado em forma de entrevista por alguns casais. Permeado de experiências das famílias, o tema mostrou aos participantes que o modelo a ser seguido pelos pais é o de Jesus Mestre, que tudo cura com o amor.
“Nunca vi um encontro “sem oração”, mas com tanto Jesus!”, disse uma das convidadas, referindo-se ao fato de que os Focolares não realizam momentos “tradicionais” de orações, como em outros Movimentos, mas se baseiam no fato de que cada ato de amor é uma oração.
Na última parte desse dia tão especial, duas realidades sociais que são fruto do carisma da Unidade do Movimento dos Focolares: a Fazenda da Esperança e a AACA, Associação de Apoio a Criança e ao Adolescente, situada na Ilha de Santa Terezinha, em Recife. A primeira, acolhe e dá esperança aos recuperandos de drogas, a segunda, dá esperança às crianças de comunidades carentes. Um momento de muita emoção para todos os participantes.
E para fechar o dia, um vídeo de Chiara Lubich sobre o Espírito Santo.

Compartilhe
Veja também
Há 9 anos, Lajedo (PE) realiza a Jornada da Família a fim e promover um espaço de reflexão sobre as nuances familiares. Sua origem vem de uma profunda história de uma família que participava do grupo Famílias Novas e que foi inspiração para a criação deste espaço de amor.
Neste mês de fevereiro de 2023, recebemos esta experiência da querida Lêda, que compartilhou conosco como vive o amor nos detalhes dos cuidados com sua tia, uma senhora que precisa de atenção. Leia o relato da Lêda e compartilhe conosco sua experiência em noticias@focolares.org.br.