SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens dos Focolares e acolhidos da Fazenda da Esperança se unem por um Carnaval diferente

No feriado do Carnaval, os jovens do Movimento dos Focolares de Alagoas e Sergipe realizaram um retiro na Fazenda da Esperança Santa Terezinha de Marechal Deodoro, juntamente com alguns dos acolhidos pela Fazenda. Ao todo, eram cerca de 80 pessoas que buscaram viver naqueles dias o amor recíproco.
A experiência de realizar o retiro de Carnaval na Fazenda da Esperança não foi uma novidade. No ano anterior, os jovens e adolescentes também escolheram passar o carnaval ao lado desses irmãos que um dia fizeram uma experiência de dor para poder amá-los, colocar-se no lugar deles e partilhar experiências.

“Fico com a certeza que ainda existe esperança, mesmo com tantas dificuldades e decepções ao longo dos anos sendo dominado pelo álcool. Levo comigo a força, coragem, determinação, fé, e, acima de tudo, uma lição de vida de jovens que deixaram tudo para nos dar novamente a força para continuarmos lutando, perseverando e acreditando que existe um Jesus em cada um de nós”, disse Alexandre, um dos acolhidos da Fazenda.
Durante os 4 dias, os jovens aprofundaram “Maria” como modelo de vida cristã autêntica: aquela que doa Jesus ao mundo e que gera a presença de Jesus no nosso meio.
A programação foi bem variada com encontros de grupo, temas, diálogos, partilhas, esporte, jogos de mesa, piscina, santa missa e muita convivência. No fim, os participantes experimentaram a realidade de fazer parte de uma única família e de terem em comum a missão de levar a esperança, a presença de Maria e de Jesus ao maior número de pessoas possível.

“Vou levar desse retiro várias coisas, mas 3 foram a que mais me marcaram. A primeira foi o carisma da Fazenda: a esperança; a segunda foi que não importa o problema, você pode superá-lo; o terceiro é que eu aprendi mais sobre Maria. Com certeza eu quero dizer para todos da fazenda: OBRIGADO pois vocês mudaram minha vida”, escreveu um dos jovens dos Focolares.

Compartilhe
Veja também
Conheça mais 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Sudeste Brasileiro, parceiras do Genfest, que vão receber os jovens para atuarem como voluntários de 12 a 18 de julho deste ano. 
Para envolver os jovens macapaenses no percurso rumo ao Genfest 2024, a comunidade do Movimento dos Focolares de Macapá (AP) reuniu a juventude do Estado para a Jornada dos Jovens que neste ano refletiu sobre “Juntos Para Cuidar”.