SITE OFICIAL BRASILEIRO

Fazenda da Esperança de Guará, Ação Ecologia de Peruíbe, Mapear de São José do Rio Pardo e Arsenal da Esperança da capital paulista vão receber voluntários na 1ª Fase do Genfest

*Fazenda da Esperança de Guará, Ação Ecologia de Peruíbe, Mapear de São José do Rio Pardo e Arsenal da Esperança da capital paulista vão receber voluntários na 1ª Fase do Genfest*

Conheça mais 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Sudeste Brasileiro, parceiras do Genfest, que vão receber os jovens para atuarem como voluntários de 12 a 18 de julho deste ano. 

Restando pouco mais de três meses para iniciar o Genfest 2024, que acontece em Aparecida/SP, de 19 a 24 de julho, e sendo a primeira vez que é realizado no Brasil, centenas de jovens continuam se inscrevendo para atuarem em instituições parceiras deste grande festival juvenil internacional. O evento é realizado a cada seis anos, e nesta edição, o propósito é unir 6.000 jovens de diferentes etnias, culturas e crenças que acreditam na construção de um mundo unido.

O Genfest é uma expressão do Movimento dos Focolares e, na edição deste ano, tem como tema central “Juntos para Cuidar”. O festival está divido em três fases. A primeira delas envolverá mais de 40 OCS’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos, e acontecerá de 12 a 18 de julho, no Brasil e na América Latina. A 2ª fase, de 19 a 21 de julho, será o evento central, em Aparecida. E a 3ª fase ocorrerá na sequência, de 21 a 24 de julho, também na cidade de Aparecida.

Conheça um pouco de quatro das OSC’S que estão sediadas no Estado de São Paulo, que receberão voluntários na 1ª Fase do Genfest

Associação Mobilizando Amigos pelo Amor (Mapear)

O projeto fica na cidade de São José do Rio Pardo e foi criado por duas mães que encontraram força e talento para desenvolver essa iniciativa após a perda de seus filhos. Trata-se de uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, nascida em outubro de 2014 e em funcionamento desde maio de 2015. Associação está prestes a completar 9 anos de atividades e atende mais de 70 crianças, adolescentes e suas família, com base nos princípios fundamentais da permacultura: reconexão consigo mesmo, com outros e com a natureza.

Com o objetivo de transformar a vida de crianças menos favorecidas, o Mapear proporciona um ambiente de convívio e atividades socioeducativas, o que inclui oficinas de artes, desenho, teatro, dança, música, capoeira, esportes, leitura, culinária e muito mais. Por meio da mobilização de amigos e colaboadores, a entidade traz esperança e oportunidades para essas crianças, em honra às memórias de Mariana e Pedro, jovens que inspiraram o nome do projeto.

A proposta pedagógica da Mapear está em conformidade com as Políticas Públicas Sociais para a Infância e Adolescência. A entidade trabalha em conjunto com outras instituições que compõem a Rede de Atendimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para conhecer mais, acesse: https://mapear.org.br/ e omfir as redes sociais; facebook.com/ongmapear/   e  instagram.com/ongmapear/.  

Ação Ecologia

Iniciativa da pequena comunidade do Movimento dos Focolares em Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, rodeada pela Mata Atlântica e pelo mar. As atividades do projeto visam colocar em prática o carisma da Unidade, por meio da construção de relacionamentos fraternos. As ações concretas vão ao encontro dos excluídos, das novas gerações e do cuidado com o meio ambiente.

Inspirada no conceito de Ecologia Integral, a Ação Ecologia realiza suas atividades dentro da Estação Ecológica Jureia-Itatins, e busca acolher jovens comprometidos com a causa ambiental e social, que realizam trilhas que possibilitam o conhecimento local. Os participantes podem explorar o meio ambiente como um todo, além de ter o contato com a rica biodiversidade local, com flora e fauna diversificada e preservada em cerca de 84.425 hectares. A região abriga muitas espécies raras.  Fortaleça este lindo projeto! Conheça melhor a Estação Ecológica da Juréia-Itatins no site: www.visiteperuibe.site/sobre-nos/.

Fazenda da Esperança de Guaratinguetá

A Obra Social Nossa Senhora da Glória (Fazenda da Esperança) foi fundada em 1970 em uma paróquia em Guaratinguetá, com o propósito de auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade. A partir de 1983, teve início a Comunidade Terapêutica Fazenda da Esperança com o objetivo de acolher homens e mulheres, de 18 a 59 anos, que desejam, livremente, se recuperar de drogas, álcool e outros tipos de vícios.

Um dos grandes diferenciais da instituição é o acolhimento de mulheres gestantes e mães com seus filhos pequenos, o que busca demonstrar que o afeto positivo se apresenta associado ao carinho e a construção real de vínculos afetivos. Seu método de acolhimento é baseado em três pilares: trabalho como processo pedagógico; convivência em família; e espiritualidade para descobrir o verdadeiro sentido da vida.

A Fazenda conta com mais de 150 unidades espalhadas em 25 países. No Brasil, está presente em vários estados e milhares de pessoas são atendidas mensalmente. Os jovens que vão participar da 1ª fase do Genfest serão acolhidos na Fazenda de Guará, onde vivem cerca 350 recuperandos e vão fazer uma experiência imersiva na vida da Fazenda que, inclusive, recebeu o Papa Bento XVI, em 2007. Acompanhe:  portalfazenda.org.br/ e nas redes sociais:  instagram.com/fazendaesperanca/ e facebook.com/fazendadaesperanca/.

Arsenal da Esperança 

A história da Associação ASSINDES SERMIG teve início em 1964, na cidade de Turim, norte da Itália. Movido pelo desejo de acabar com a fome e as injustiças sociais no mundo, Ernesto Olivero e sua esposa, Maria Cerrato, juntamente com amigos que compartilhavam o mesmo propósito, fundaram o Servizio Missionario Giovani. Após os primeiros anos vivenciados como grupo missionário, dentro do Sermig nasceu a Fraternidade da Esperança, formado por consagrados, consagradas, casais, sacerdotes e jovens que se dedicam ao serviço dos pobres e dos jovens, com o desejo de viver o Evangelho e de ser sinal de esperança.

Em 1996, nasceu na capital paulista, o Arsenal da Esperança, nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes – que do final do século 19 até os anos 1970 recebeu milhões de imigrantes do mundo todo. Desde então, a organização atuou em 140 países por meio da realização de ações humanitárias. 

O Sermig dá apoio às populações afetadas por desastres naturais e subdesenvolvimento, tendo realizado mais de 3.400 projetos de desenvolvimento em 92 países. Além disso, promoveu mais de 77 ações de paz em países em guerra, como Líbano, Moçambique, Ruanda, Somália, Iraque, entre outros. Hoje, o Sermig acolhe no Complexo de Serviços e Atenção à Pessoa em Situação de Rua, mais de 1.400 pessoas, oferecendo 250 vagas durante o dia e 1.150 vagas a noite. O ambiente de acolhimento inclui alojamentos, banheiros, refeitório, cozinha industrial, lavanderia, maleiro, padaria, biblioteca, salas de jogos, leitura, quadra e anfiteatro. Seja voluntário! Acesse arsenalesperanca.blogspot.com/ e siga  facebook.com/arsenaldaesperanca, e instagram.com/arsenal_da_esperanca/.

Seguiremos apresentando a trajetória destas organizações tão importantes e necessárias no mundo atual. Faça parte deste lindo movimento que é o Genfest 2024.   

Serviço

Inscrições e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest, e não tem condições financeiras, faça pix no e-mail mfocolares@yahoo.com.br ou no Banco do Brasil (001), Agência 3583-1, Conta Corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.

Por Bruna Briti – Assessoria de Imprensa do GenfestJornalista MTB 32.441. Tel. (12) 98218.3382 / Março de 2024. 

Quem viu, também gostou:

Organizações do Sul do Brasil vão receber jovens para trabalho voluntário na 1ª Fase do Genfest

Jovens do Brasil e de outros 48 países estarão no Genfest 2024. As inscrições continuam abertas

Compartilhe
Veja também
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.
Organização realiza o percurso Rumo ao Genfest 2024 deste julho de 2023, introduzindo membros do Movimento dos Focolares nas atividades institucionais.
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região.