SITE OFICIAL BRASILEIRO

Jovens promovem evento sobre “Cogovernança: Ser cidadão é ousar e cuidar” durante a Semana Mundo Unido 2021

Semana Mundo Unido 2021

De 1º a 9 de maio acontece a Semana Mundo Unido 2021, realizada pelo Movimento Jovens por um Mundo Unido (JPMU), inspirado pelo carisma e pela espiritualidade do Movimento dos Focolares. Este ano, com o tema “Ousar Cuidar”, os jovens desejam chamar a atenção para o cuidado com a escuta, o diálogo, a comunicação, a cooperação e a participação de uma cidadania ativa em benefício do bem comum, das cidades e do planeta. 

No Brasil, um dos principais eventos da Semana será o workshop  Cogovernança : Ser cidadão é ousar e cuidar”, realizado por meio do Zoom, no dia 06 de maio, às 19h30. Além de uma reflexão sobre o tema da cogovernança, haverá workshops simultâneos sobre o cuidado nas cidades, da perspectiva de diferentes áreas de atuação profissional: a saúde, a psicologia, a arte, a arquitetura e engenharia, a educação, a economia, o direito, a comunicação, o esporte e a ecologia. Os participantes escolherão de qual irão participar, podendo conhecer profissionais das respectivas áreas que apresentarão os meios concretos em que procuram cuidar da cidade na sua atuação profissional.

Para participar do evento, acesse: https://us02web.zoom.us/j/81999546285 (é importante estar com a versão mais atualizada do Zoom, para conseguir participar do momento dos workshops).

Sobre a Cogovernança

O ideal de um governo democrático implica a ampla participação ativa e consciente das cidadãs e cidadãos na gestão da coisa pública, exigência fundamental para um bom governo, capaz de promover o bem comum e, assim, atender os principais anseios da comunidade. Mediante relações fraternas, diálogo, cooperação e corresponsabilidade, mais que um conceito, a cogovernança se apresenta como um modelo de gestão pública capaz de corresponder a essas características.

Diretamente associado à cogovernança, o conceito de governança em rede é fundamental para esse processo de fortalecimento da democracia. Dinamicidade, fluidez e pluralidade são características das redes que, em ação, viabilizam a cogovernança e uma vida social mais equilibrada no que diz respeito aos mais variados aspectos da convivência em sociedade como a própria política e governo, economia, meio ambiente e outros. Desse modo, todas e todos os protagonistas da cidade contribuem ao trazer o seu ponto de vista específico: políticos, empresários, movimentos sociais, associações de profissionais das mais diversas áreas, universitários e cidadãos engajados são convidados a compor juntos essa rede.

O evento realizado na Semana Mundo Unido sobre esse tema precederá a realização do 2º Congresso Internacional de Cogovernança, a ser realizado no Brasil entre os dias 9 e 12 de outubro. Esse congresso é uma promoção do Movimento Político pela Unidade (MPpU) e Humanidade Nova, expressões do Movimento dos Focolares. O programa do Congresso deverá contar com palestras, relatos de experiências, mesas redondas e atividades em grupo cujo objetivo é aprofundar o tema central , sob inspiração da Fraternidade, tendo em vista sua aplicação  no governo das cidades. Para saber mais sobre a cogovernança clique aqui.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.