SITE OFICIAL BRASILEIRO

Monumento Dado da Paz é inaugurado na cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul

 
A cidade de Encantado, no Rio Grande do Sul, iniciou a comemoração do centenário de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, de um jeito muito especial.
No dia 22, data em que Chiara faria 99 anos, cerca de 200 pessoas estiveram presentes na Casa de Cultura de Encantado para a inauguração do monumento Dado da Paz.
“Parabéns à cidade de Encantado que acolheu e tornou possível a construção do Grande dado da Paz: que este possa contagiar todos aqueles que com ele “brincarem” a consolidarem seu compromisso com este valor, tornando-se artífices da Paz! Assim, a cidade poderá “encantar” a todas e todos pela paz que resplandecerá sempre com mais vigor”, escreveu Carlos Palma, coordenador geral do Living Peace International.

O Dado foi idealizado pelo italiano Gaetano Luigi e construído nos jardins da Casa da Cultura.
No momento da inauguração, o Dado da Paz recebeu uma benção e foram soltas duas pombas brancas, representando a paz.
Nos pronunciamentos, as autoridades presentes ressaltaram o amor e o respeito entre os cidadãos para que todos possam viver como irmãos.
A banda LUAUÊ marcou presença em vários momentos, especialmente com duas músicas escritas por Ezequiel Pretto, membro da banda que faleceu em um acidente e filho de Marta Maria Pretto, membro dos Focolares que levou a ideia do Dado da Paz para a cidade.
Encantado é um testemunho vivo de que um mundo unido e em paz é possível. Renovamos com cada um de vocês o compromisso, de tentarmos envolver cada vez mais crianças, jovens para mudar a face do Brasil, espalhar experiência e falar com nossas vidas e com nossas palavras que é o amor o único caminho possível para construir a paz no coração, ao nosso redor e na sociedade em que vivemos”, escreveu Maria de Fátima Martins, coordenadora do Living Peace Brasil.
Como tudo começou. Ao conhecer o Projeto Living Peace, em 2018, Marta se dedicou a visitar escolas, levando adiante o Projeto. Mas ainda sentia que podia fazer mais. Então, foi até o prefeito da cidade e compartilhou a ideia de levar para Encantado um Dado da Paz para que servisse de inspiração a todos os cidadãos e visitantes da cidade para que sejam construtores de paz.
 

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.