SITE OFICIAL BRASILEIRO

Primeiro evento internacional do Projeto Ambiente Acessível abre as portas para iniciativas ligadas à acessibilidade no Movimento dos Focolares

projeto internacional ambiente acessível

Evento ocorreu online para inaugurar a segunda fase da iniciativa: o AGIR.

Fazer o mundo compreender que a promoção da acessibilidade significa a promoção de toda a sociedade é a meta do Projeto Internacional Ambiente Acessível. O evento se consagra como um marco no Movimento dos Focolares, já que abriu as portas para outras iniciativas ligadas à acessibilidade dentro do Movimento.

A data escolhida para divulgar o início da segunda fase do projeto, o AGIR, foi no último domingo (09), durante a Semana Mundo Unido 2021 (SMU), pois falar em acessibilidade é falar na ecologia integral, que é um dos grandes desafios desse aspecto. O momento ocorreu por meio de um Webinar Internacional transmitido pelo United World Project.

Para apresentar suas propostas, cada país participante exibiu experiências sobre os cuidados com a acessibilidade que contaram com a auto descrição. Apesar dos obstáculos culturais, metodológicos e de acessibilidade, todo o material foi trabalhado para contemplar a inclusão: foram elaboradas legendas em cinco idiomas (italiano, inglês, português, espanhol e francês); foi fornecido um documento com a transcrição integral do Webinar, incluindo a descrição dos elementos visuais, sempre nos cinco idiomas; além disso, pessoas cegas ou aquelas que possuem dificuldades para ler as legendas puderam acessar este documento de transcrição e baixá-lo com antecedência, para então poder seguir o Webinar mais facilmente.

Não somente o Webinar contou com os articuladores de inclusão. Toda a SMU 2021 foi planejada com os devidos materiais áudio visuais pensando na acessibilidade, usando a linguagem em libras e a autodescrição, e outros eventos online do Movimento dos Focolares já estão sendo preparados com tais atenções. 

Acompanhe novas notícias sobre o Projeto em breve. 

No Brasil

Do Brasil foi apresentado um vídeo com uma das experiências de Lúcia Miyake e Geane Poteriko (Curitiba) da Fundação  “Dar as mãos”, sobre o surgimento da Associação Dar a Mão, criada depois do nascimento da menina Dara, que possui uma deficiência física – agenesia da mão direita. Com o nascimento da pequena, Geane foi procurar ajuda na Universidade e encontrou  Lúcia, professora e pesquisadora em tecnologia assistiva que faz parte do grupo de engenharia de produção e sistemas.

Elas se conheceram em 2014 e conseguiram desenvolver uma prótese de mão para Dara, que hoje se transformou na produção de próteses de mão e outras partes do corpo. “Fundamos junto com a Universidade a Fundação “Dar a mão”, voltada para a qualidade de vida, assistindo e ajudando no empoderamento das famílias. Hoje com cerca de 3 mil famílias sendo assistidas no país e no exterior, fazemos encontros regionais, nacionais e temos sites para divulgar nossas ações. Minha mensagem é que temos que ver o outro e conhecer o outro para compreender as riquezas de cada um”, contam.

Compartilhe
Veja também
Homenagem ao secretário geral da Comissão Teológica Internacional se deve ao reconhecimento pelo trabalho do teólogo especialmente nas áreas de Ontologia Trinitária e Teologia da Comunhão e por seu compromisso com a Cultura do Diálogo e da Paz.
Entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, o casal de voluntários do Movimento dos Focolares Ercília Fiorelli e Giampaolo Gherghetta, de Bauru (SP), estarão na Guiné-Bissau para visitar a Escola São Benedito Africano, iniciativa franciscana apoiada por um grupo do Estado de São Paulo há cinco anos. Atualmente, a escola recebe cerca de 800 alunos e alunas de 06 a 16 anos, dos setores Blom e Ondame, na região de Biombo.