SITE OFICIAL BRASILEIRO

"Santidade? É possível sim!"

Adolescentes do Maranhão e do Piauí organizaram um congresso, inspirado na Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o chamado à Santidade no mundo atual.
O título do encontro foi imediatamente aceito por eles que, ao serem questionados “Santidade?”, respondiam imediatamente e com muita firmeza: “É possível sim!”.
O tema sobre a exortação foi um dos principais pontos apresentados, onde abriu-se muitas possibilidades de buscar a santidade a cada momento: na escola, na família, com os amigos.
Em seguida foi abordado o tema sobre “vícios e virtudes”, apresentado através de dinâmicas e jogos que os ajudaram a entender melhor. Cada um fez seus propósitos de superar os vícios e melhorar as virtudes, amando e doando-se a cada irmão que passa ao lado.

“Esse encontro significou que a santidade é possível na nossa vida e gostei muito porque aprendi várias experiências, também fiz vários amigos”, disse um dos adolescentes.
Maria também foi apresentada como modelo de santidade, como aquela que deu Jesus ao mundo e a qual somos chamados a imitar, ao exemplo da Beata Chiara Luce que deu seu sim a Jesus mesmo diante da grande provação da doença e cuja experiência também foi apresentada.
Como proposta concreta de atuação, os adolescentes conheceram o projeto #zerohungergeneration, (Projeto geração fome zero) proposto pelo Movimento Juvenil pela Unidade, em colaboração com a FAO(organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura), que tem como objetivo a erradicação da fome no mundo até 2030.
Ao concluir, todos saíram com esse único desejo no coração: Ser Santo e responder a esse chamado com a própria vida. Porém, não sozinhos.
Antes de partirem para suas cidades, ao serem questionados, a resposta foi ainda mais forte: Santidade? É possível sim: juntos!

Compartilhe
Veja também
No último final de semana 16 e 17 de setembro, aconteceu com entusiasmo o IV Congresso Juvenil 2023 no Centro Mariápolis Glória, no Pará, com a comparticipação de 120 adolescentes e 40 adultos.
No dia 06 de agosto de 2023, no Colégio Lírios em Mossoró (RN), aconteceu uma Minijornada com jovens que desejavam conhecer o Movimento dos Focolares ou que já haviam tido algum contato com o Movimento, mas que perderam ao longo do tempo.