SITE OFICIAL BRASILEIRO

Unidade e Esperança guiam primeiro ano de atividades do Focolare na Fazenda da Esperança

focolare na fazenda da esperança

Com alegria e entusiasmo, o focolare na Fazenda da Esperanaça, em Guaratinguetá (SP), celebrou seu primeiro ano de atividades. O Focolare Masculino Maria, mãe da Esperança está localizado no Centro Masculino da Fazenda da Esperança e integra um trio especial de focolares projetos existentes no Brasil. A celebração de um ano ocorreu no dia 14 de março. 

Marcos, focolarino (consagrado do Movimento dos Focolares) do Maria, mãe da Esperança, se diz feliz por ter aceitado este novo caminho. “Realmente é um projeto lindo e que não deve ficar somente entre nós focolarinos, devemos comunicar a experiência cada vez mais, principalmente, para as nossas comunidades e para todo o Movimento, para  que possamos caminharmos juntos como um só corpo.”

fazenda da esperança
Focolare com os jovens da Fazenda da Esperança.

O Movimento dos Focolares inspirou e se tornou alicerce da espiritualidade da Fazenda Esperança. A raiz que nutre a Fazenda da Esperança é a mesma que nutre o Movimento dos Focolares, pois expressam o mesmo desejo de colocar em prática as palavras do Evangelho, em especial a vivência do amor recíproco, isto é, o amor que é dado e é recebido no cotidiano da vida em comunidade.

Olivan, focolarino residente no Maria, mãe da Esperança, conta que precisou conhecer a história de cada um dos rapazes da Fazendo para saber como viver ao lado deles este processo, para ele, totalmente novo.

“Está sendo uma experiência como em um canteiro de obras, onde ainda estamos descobrindo o plano de Deus para nós do Movimento e também para a Fazenda. Mesmo se ainda parece um canteiro aberto, é uma experiência muito bonita e que me sinto realmente a presença de Deus entre nós”.

São duas instituições irmãs, focadas em um amor universal, uma amizade que se tornou ainda maior e mais forte, a partir da abertura do novo focolare, no encontro de dois carismas: Unidade e Esperança.

Frei Hans Stapel, fundador da Fazenda Esperança, se expressou para Emmaus e Giancarlo, responsáveis pelo Movimento naquele ano de 2014, durante uma visita deles na fazenda: “eu gostaria que vocês, do Movimento dos Focolares, nos ajudem a formar estes jovens, a compreender o carisma da unidade, para que possam ser homens e mulheres novas”. 

Focolare com presidentes e fundadores.

O focolare Maria, mãe da esperança, não é um focolare exclusivo para a Fazenda, mas é um focolare que sela e simboliza este caminho comum entre a Fazenda e o Movimento, que juntos procuram descobrir e escutar o grito de Jesus Abandonado na humanidade – Jesus Abandonado é a imagem de Jesus Cristo na cruz, quando ecoa ao Pai: “Meu Deus, Meu Deus, por que me abandonastes?”. 

“Para nós esta é a grande riqueza: viver diariamente com esta realidade, experimentando o quanto Deus nos ama e o quanto Ele ama cada um(a) que passa por aqui. Uma terra que sem dúvida, temos que ‘tirar nossas sandálias’ todos os dias”, narra Donizete, focolarino e psicólogo que atua fazendo atendimentos, palestras e acompanhamento em creches ligadas a Fazenda.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.