SITE OFICIAL BRASILEIRO

Xeique Dr Mohammad Ali Shomali, que conheceu Chiara Lubich, visitará Mariápolis Ginetta

No dia 25 de junho de 2023, chegará ao Brasil o Xeique Dr Shomali, acompanhado de uma comitiva de 10 pessoas e ficará até o dia 30 de junho, quando seguirá viagem para a Argentina. É a sua primeira visita à América do Sul.

O Dr Shomali é um grande amigo do Movimento dos Focolares, tendo inclusive conhecido pessoalmente sua fundadora, Chiara Lubich e com ela estabelecido laços profundos de amizade fraterna.

Ele é co-diretor do grupo de pesquisa “Wings of Unity” (Asas da Unidade), juntamente com o professor Piero Coda, ex presidente da Universidade Sophia.

As origens de “Wings of Unity” remontam a uma história de diálogo, solidariedade e confiança entre amigos muçulmanos e cristãos do Movimento dos Focolares, que evoluiu para um testemunho inter-religioso comum de fraternidade universal.

De 2016 até hoje aconteceram em Loppiano (cidadezinha dos Focolares na Itália), vários seminários e oficinas de verão, com a participação de jovens estudantes muçulmanos xiitas e cristãos, onde ambos puderam fazer uma experiência de Unidade na diversidade. Outros encontros aconteceram também em outros países, nas suas respectivas cidadelas do Movimento.

No Brasil, está programado um dia de encontro para aproximadamente 50 membros internos do Movimento na Mariápolis Ginetta (cidadela do Movimento em Vargem Grande Paulista, SP) no dia 26/06, onde não só serão abordados alguns temas relativos ao Diálogo inter-religioso, entre outros, como também algumas pessoas apresentarão suas experiências, inclusive o próprio Xeique Dr Shomali e o focolarino Roberto Catalano que virá ao Brasil especialmente para este encontro.

No dia 27/06, será uma ocasião para visitas ao Polo da Economia de Comunhão e às Ações Sociais da Mariapolis e no dia 28/06, provavelmente acontecerão eventos acadêmicos em São Paulo e encontro com líderes religiosos.

Biografia do Dr Shomali:

Nasceu em Teerã, Irã, em uma família religiosa.

Depois do ensino médio, entrou em Hawza ( lugar onde o conhecimento da religião muçulmana é  adquirido, onde os estudiosos xiitas são educados) e simultaneamente, iniciou sua educação em Filosofia ocidental como bacharel e mestre na Universidade.

Em seguida migrou para o Reino Unido para continuar seus estudos em nível de doutorado e obteve seu diploma em filosofia da ética pela Universidade de Manchester.

Seu foco de pesquisa  são principalmente a Teologia, Filosofia da ética, Pensamento islâmico e Diálogo inter-religioso.

Publicou vários livros relativos a essas matérias.

Não é apenas um personagem acadêmico, mas assumiu vários cargos executivos, dentre eles, 

Diretor do Centro Islâmico da Inglaterra até 2019 e do Instituto Internacional de Estudos Islâmicos em Qom, Irã.

Compartilhe
Veja também
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
No último sábado (06), os Jovens do Movimento dos Focolares realizaram o Genfest Day, uma manhã de atividades no Centro Social Roger Cunha Rodrigues, em Manaus (AM), para refletirem sobre o tema "Abraçar a humanidade provoca mudança", ao lado de 50 crianças e 20 adultos.