No dia 1º de setembro, a Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE) recebeu a Jornada para as Famílias, crianças, adolescentes e jovens, um dia especial de convivência fraterna, que reuniu mais de 200 pessoas de diferentes cidades de Pernambuco e da Paraíba. Dentre elas estavam 49 crianças, 51 adolescentes e 15 jovens que animaram o evento.
A programação teve início com todos juntos no auditório, uma oportunidade de conhecerem novas pessoas e de dialogarem entre si.
Depois, a programação seguiu em salas definidas por faixa etária para um momento coletivo de aprofundamento na Arte de Amar como uma estratégia para construir relacionamentos profundos.
Grupo das Famílias
No grupo das famílias, a Dra. Tatiana Oliveira apresentou o tema “As telas e a saúde ocular e outras repercussões” seguido de testemunhos de casais que compartilharam os desafios do dia a dia. Toda a programação foi conduzida com tanta leveza, alegria, simplicidade e muita sabedoria fruto do Carisma da Unidade.
“Para mim, a Jornada para as Famílias foi um dia em que por meio dos contatos com as pessoas, também no momento do almoço compartilhado e nos vários momentos de escuta, pude experimentar luz e um forte rastro de esperança”.
“Gratidão pelo acolhimento!!! Amamos!!! Foi um dia maravilhoso!!!”
Grupo dos e das adolescentes
No grupo dos e das adolescentes, reuniram 51 adolescentes entre 10 e 17 anos.
Um dos formadores apresentou o tema a “Arte de Amar” e na sequência foram divididos 6 subgrupos para troca de ideias e partilha de experiências sobre cada ponto: amar a todos, ser o primeiro a amar, ver Jesus no outro, amar o inimigo, amor recíproco, fazer-se um.
A tarde foi dedicada à convivência e à prática da Arte de Amar vivenciada por meio de jogos de vôlei, futebol e jogos de tabuleiro.
Por fim, a Jornada para as Famílias foi finalizada com um momento reflexivo de união com Deus na Igreja. Escutou-se algumas experiências dos e das adolescentes e ao término cada um recebeu um caderninho com os pontos do Dado da Paz para que possam registrar as experiências.
Grupo da Juventude
No grupo dos e das jovens – mais intimista, com 15 pessoas -, fez-se momento de reflexão inicial sobre as dores e desafios do mundo atual, seguido de uma dinâmica com a utilização de palavras que expressaram seus sentimentos.
Depois, houve reflexão conclusiva sobre o sentido de “missão” e como encontrar a motivação para ir além dos desafios atuais. Nesse momento houve troca de experiências e muito diálogo.
Grupo das Crianças
No grupo das crianças, o programa iniciou-se com muitas dinâmicas lúdicas e canções com gestos.
Depois, Nagézia, uma das formadoras, introduziu um pequeno vídeo com algumas respostas de Chiara Lubich (fundadora do Movimento dos Focolares) sobre a felicidade que se experimenta quando se ama, tornando possível a presença de Jesus no meio. Depois várias crianças, espontaneamente, começaram a contar os atos de amor
Para as crianças, foi construído um Castelo no palco, onde estava um baú usado para depositarem suas cartinhas e pedidos para Jesus.
À tarde, houve um momento solene na Igreja, com canções e partilha de atos de amor, finalizando com uma benção que Ekke deu em cada criança.
Depois houve circuitos de jogos e muitas tarefas lúdicas em que as crianças puderam viver a Arte de Amar brincando.
Ao final, as crianças cantaram uma música sobre Jesus no meio para os pais e famílias presentes. Foi um momento bem festivo para todos!