Presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, manifesta pesar e gratidão pela vida e missão do Santo Padre
21 de abril de 2025 – A presidente do Movimento dos Focolares, Margaret Karram, manifestou profunda comoção diante da notícia da morte do Papa Francisco. Em nome do Movimento presente em mais de 180 países, Margaret expressou não apenas pesar, mas também uma profunda gratidão pelo legado de amor, coragem e proximidade deixado pelo pontífice..
“Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento do retorno à casa do Pai do nosso querido Papa Francisco”, afirmou a presidente, destacando o quanto o Papa foi um “extraordinário exemplo e dom de amor para cada pessoa e povo”.
Segundo ela, o Papa sempre se mostrou um pastor presente e atento também ao Movimento dos Focolares, incentivando seus membros a viverem o Evangelho com radicalidade e coragem. Margaret relembrou com emoção a audiência concedida por Francisco à Assembleia Geral do Movimento em 2021, ocasião em que o Santo Padre deixou uma mensagem marcante:
“Permaneçam sempre atentos ao grito de abandono de Cristo na cruz, que manifesta a mais alta medida do amor. A graça que dele deriva é capaz de suscitar em nós, fracos e pecadores, respostas generosas e, por vezes, heroicas; é capaz de transformar o sofrimento e até as tragédias em fonte de luz e esperança para a humanidade.”
Karram também fez referência pessoal à sensibilidade do Papa diante das dores vividas por seu povo na Terra Santa e à confiança demonstrada ao convidá-la a participar do Sínodo sobre a Sinodalidade – um processo de renovação e escuta iniciado sob sua liderança e que já marca a vida da Igreja em todos os continentes.
Por fim, a presidente disse que todo Movimento dos Focolares se une em oração à Igreja e de todos os homens e mulheres de boa vontade, afirmando sua certeza de que Nossa Senhora “Salus Populi Romani”, de quem Francisco era tão devoto, o acolherá no Céu de braços abertos.
Por Nicole Melhado – Assessoria de Imprensa Movimento dos Focolares
Foto: Papa com a presidente Margaret Karram (VATICAN MEDIA Divisione Foto)