SITE OFICIAL BRASILEIRO

ANSPAZ e Movimento dos Focolares se unem para uma manhã de convivência e brincadeiras com as crianças

No ultimo dia 14 de outubro, o Movimento dos Focolares se uniu com a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ), uma das instituições do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza (CE), para proporcionar um Dia das Crianças especial para as mais de 80 crianças assistidas pela ANSPAZ.

Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! E com a mesma energia propagada nas ondas circulares que se formam quando jogamos uma pedrinha num lago, foi lançada a campanha de doação de brinquedos, roupas, calçados e ajuda financeira para a realização de uma manhã de brincadeiras.

A equipe de organização explicou que a programação do evento foi intensa e dividia em um circuito de brincadeiras ao ar livre; apresentação e premiação simbólica de todas as equipes participantes do circuito; lanche abundante; apresentação do Juan Peter (criança cearense que participou do The Voice Kids) e compras no “shopping” montado com as doações.

De acordo com a ANSPAZ, a atividade do “shopping” faz parte de um projeto que durante todo o ano trabalha uma série de valores com as crianças, como comportamento, pontualidade, disciplina, atos de amor e outros. As crianças se autoavaliam e são avaliadas pelas outras crianças, acumulando pontos que, no dia do “shopping”, são trocados por cédulas da moeda chamada “Celestial”: uma inspiração do Pe. José Sometti, fundador da ANSPAZ adequada na sua ação local CEU. 

Um outro aspecto importante do projeto é o exercício de autonomia feito pelas crianças no momento das “compras”, quando são elas mesmas a fazerem suas escolhas, em meio a uma diversidade de produtos.

A equipe de organização contou com a presença dos e das voluntárias e de três alunos do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

E no final, quem eram os mais felizes? As crianças da ANSPAZ ou nós, que fomos ao encontro delas? Provavelmente, aqui se trata de um “feliz empate”! Aquele dia, que começou com a voz de inquietação de uma jovem, terminou (e continua) na alegria coletiva, nesse impulso de nos doarmos mais com nossos jovens rumo ao Genfest 2024, sobretudo por termos escutado, seguido e “arregaçado as mangas”, num desejo e empenho renovado de “chegar junto”, sensíveis aos sinais e às “sacadas” das novas gerações!

Quem viu, também gostou

Terceira Caminhada pela Paz em Taguatinga celebra Dia das Crianças e Cultura de Paz

AFAGO-DF e jovens do Movimento dos Focolares se unem para proporcionar um Dia das Crianças especial

Compartilhe
Veja também
"Eu nunca vou esquecer esse dia". As palavras do Pedro Leonardo, de 12 anos, resumem o sucesso do Dia das Crianças na AFAGO-DF, realizado no último dia 13 de outubro.
No mês de maio, a Afago DF saiu pelas ruas do bairro distribuindo a flor símbolo da campanha Maio Laranja e Faça bonito.
Lançada a primeira edição do Prêmio Solidariedade que será anual e promovido pela Fundação Chiara Badano.