ASCES-Unita: Universidade de Caruraru passa a ser administrada pelo Movimento dos Focolares

O Centro Universitário Tabosa de Almeida, a ASCES-Unita, de Caruaru (PE), passa agora a ser [1] administrado pelo Movimento dos Focolares, cujo objetivo é cooperar na construção de um mundo mais unido, no respeito e na valorização das diversidades.

Segundo o Conselho Nacional dos Focolares, a doação da universidade era um antigo desejo do caruaruense e fundador, doutor Adalberto Tabosa de Almeida, falecido em 2005.

“Doutor Adalberto já desejava ofertar a instituição e apresentou a proposta pela primeira vez em 1970 ao Igino Giordani e à Chiara Lubich (fundadores dos Focolares), em uma de suas viagens à Itália”, conta Aurélio Martins, responsável pelo Movimento dos Focolares no Brasil ao lado de Márvia Vieira.

O anúncio foi transmitido aos membros dos Focolares no fim da última semana e contou com a participação dos responsáveis nacional, do reitor da ASCES-Unita, Paulo Muniz, da pró-reitora Emília Pinheiro e outros 400 pontos de conexão. [2] 

Sobre a ASCES-Unita

A ASCES-Unita foi fundada em 1959, sendo a primeira instituição de ensino do interior do Norte e Nordeste do Brasil, localizada em Caruaru, no Estado de Pernambuco. 

O advogado e político, Dr. Alberto, era pai da focolarina Ednara Tabosa de Almeida – conhecida por Doni – falecida em 1998. Desde a fundação, a família Tabosa de Almeida manteve o controle da Associação, e se dedicaram para que os objetivos da universidade fossem desenvolvidos e expandidos.

De caráter filantrópico, a universidade é uma associação sem fins lucrativos, de utilidade pública, leiga, credenciada como instituição comunitária de educação superior. No início, começou com apenas dois cursos, Direito e Odontologia.

A instituição de ensino é mantida pela sociedade civil e funciona por meio da promoção de uma educação inclusiva e qualificada, movida pelo atendimento das demandas sociais, atuando individualmente ou em parceria com o poder público. A ASCES – Unita se destaca pelos projetos de intervenção social, com programas nas áreas da saúde, cidadania, direitos humanos, ambiental, esportes e educação.

A partir da chegada dos membros dos Focolares para trabalhar na universidade, além da criação de novos cursos, foram desenvolvidos programas e projetos na área acadêmica, entre eles realizados em parceria com setores do Movimento.

Atualmente, a instituição oferece mais de 20 cursos de graduação, 1 mestrado, 2 programas de residência em saúde, além de 30 cursos de pós-graduação em nível de especialização e de 6 cursos técnicos, atendendo cerca de 3.000 estudantes, com 150 professores e 280 funcionários.

Diversas atividades, como Seminário Internacional da RUEF – Rede Universitária para o Estatuto da Fraternidade, Congresso Nacional de Comunhão&Direito C&D, Congresso Nacional da SocialOne e tantas outras iniciativas, foram promovidas em colaboração com os Focolares.

Essas iniciativas produziram e produzem resultados de impacto social e com reflexos concretos na vida das pessoas e da vida em comunidade, privilegiando jovens, e promovendo possibilidades para pessoas das camadas sociais mais vulneráveis.

Com o Carisma da Unidade tecido nas práticas educativas, houve uma reelaboração do projeto Político Pedagógico, que estabeleceu a Fraternidade como um princípio pedagógico a ser considerado na formação dos seus estudantes e na relação com a sociedade.

Após anos, com a contribuição expressiva de pessoas do Movimento na[3]  ASCES – Unita, mas sem qualquer vínculo institucional ou jurídico com a Obra, em dezembro de 2021, a família Tabosa de Almeida voltou a apresentar   a proposta de doação da universidade à Obra de Maria, para que se cumprisse o desejo do fundador persistente desde 1970. 

O desejo era que o controle da Associação Caruarense de Ensino Superior e Técnico – ASCES, inclusive do seu patrimônio, e que a gestão das atividades acadêmicas do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES – Unita, fossem transferidas institucionalmente para o Movimento dos Focolares.

“A manifestação generosa é uma consequência dos relacionamentos construídos com a Família Tabosa de Almeida, que iniciou quando Ednara conheceu o Movimento dos Focolares e passou a servir como consagrada em várias partes do mundo”, ressalta Márvia Vieira.

Durante os 26 anos, a relação de confiança que se estabeleceu com a família foi determinante para que se cumprisse esse desejo, com apoio e incentivo na atuação dos membros da Obra na instituição.

Processo de doação aos Focolares

Entre 2022 e 2023, houve um processo de avaliação por parte do Movimento dos Focolares para responder à oferta apresentada pela família Tabosa de Almeida, que contou com a participação dos responsáveis regionais e nacionais do Movimento, os Conselhos do Centro do Movimento para o Brasil, que visitaram a universidade, além de focolarinos que trabalham na direção da ASCES – Unita.

Em 2019, dois anos antes, Jesús Moran, co-presidente do Movimento dos Focolares, esteve na ASCES-Unita, por ocasião do lançamento de seu livro “Fraternidade Criativa”, publicado em parceria com a universidade. Ao conhecer a instituição com proximidade.

“Aqui se faz cultura, cultura verdadeira, animada pelo carisma (dos Focolares), em sentido muito amplo e concreto. É uma encarnação cultural do carisma, muito evidente, com frutos que são difíceis de avaliar, de medir, mas que são reais. Isso quer dizer que vocês são professores, estudantes, funcionários daqui, mas que o carisma está presente entre vocês”, expressou Moran.

Em novembro de 2023, os responsáveis pelos Focolares no Brasil, Márvia e Aurélio escreveram à Margareth Karram, atual Presidente do Movimento. O documento que relatava a proposta foi apreciado também pelo Centro Internacional do Movimento dos Focolares, que, logo depois, foi concedida uma resposta que firmava o desejo da família. 

“Podemos realmente agradecer a Deus por esse Centro Universitário, que em sua autonomia institucional e jurídica é um instrumento fecundo de encarnação do carisma no mundo acadêmico”, disse Margareth.

O Conselho Nacional do Movimento dos Focolares compôs uma equipe de 16 membros representantes de todas as expressões do carisma para compor a nova administração da instituição. 

“Após mais de 25 anos de presença na universidade, a percepção é a de que a experiência realizada é uma original e particular ação do carisma, vivenciada coletivamente e concretizada através do esforço cotidiano de atuar pelo ‘que todos sejam um”, expressaram Emília Pinheiro e Paulo Muniz, diretores da universidade. 

Ao anunciar a novidade, membros dos Focolares, especialmente da Comunidade de Caruaru, celebraram o desfecho surpreendente que ocorreu pela primeira vez na história. 

“Como membro da Comunidade de Caruaru, nesse anúncio nos impulsiona a viver com muito mais intensidade o carisma, pois nos sentimos corresponsáveis, numa condição de amor, serviço, oração, confiança”, manifestou um membro da comunidade. 

Em consonância com o que diz o Documento Final da Assembleia Geral do Movimento dos Focolares, a ASCES – Unita quer responder com cuidado e atenção às necessidades dos gritos da humanidade, do planeta, e das novas gerações. Abertos à revitalização das ações, com concretude e impacto social, na perspectiva do mundo unido “abertos ao novo e capazes de investir nas competências profissionais necessárias para hoje”.

Assessoria de Imprensa Movimento dos Focolares

Nicole Melhado e Belisa Nunes

(11) 99711-2686 e (91) 8385-6348

Quem viu, também gostou

Arte de Amar é vivida em escolas de Minas Gerais e Goiás

Meninas da Guiné-Bissau vão à escola com o apoio de membros do Movimento dos Focolares de São Paulo. Conheça essa história.  

Compartilhe
Veja também