SITE OFICIAL BRASILEIRO

Em Brasília também se constrói a paz!

No último dia 14 de janeiro, a comunidade do Movimento dos Focolares em Brasília participou da exposição de arte Expoarte, na Casa da Cultura do Guará, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Na oportunidade, aproveitaram a feira para apresentar e divulgar o Dado da Paz.

“Para nós, esse contato com as pessoas que de alguma forma trabalham pelo desenvolvimento da comunidade é importantíssimo, pois a promoção da cultura de paz é uma ação solidária e o Guará está colhendo os primeiros passos do projeto para implantação do Dado da Paz em uma praça pública”, relata Maria do Carmo.

A equipe montou o próprio stand do Dados da Paz com alguns puffs, colocando os dados e alguns livros à venda e aproveitaram o momento para fazer a divulgação da Revista Cidade Nova.

Fotos com pufes, Rev. Cidade Nova e Livro – Expoarte

Para quem quisesse recortar, montar, colorir e desenhar dadinhos da paz, a equipe distribuiu um kit impresso para incentivar o conhecimento desta ferramenta para a promoção da cultura da paz. Este espaço foi enfeitado com banners explicando o Projeto Living Peace (Vivendo a Paz) e um lanchinho foi servido: tudo para transformar este num espaço de diálogo.

“Toda a Exposição estava muito atrativa! Inclusive, foi-nos permitido usar um banner da Campanha do Living Peace pela vítimas da guerra da Ucrânia na parede da escadaria. Tivemos várias oportunidades de explicar, com todos que ali estiveram, o que significa o projeto e de jogar o Dado da Paz, bem como de conhecermos os demais trabalhos ali apresentados.” 

Durante a abertura da Exposição, explicaram a história do Dado da Paz a partir do nascimento do Movimento dos Focolares, por ocasião da II Guerra Mundial em Trento na Itália, e da Primavera Árabe em 2011, quando foram idealizadas as frases que o compõem o Dado em uma escola da periferia do Egito, por um professor que já conhecia a Arte de Amar de Chiara Lubich.

Segundo Maria, apresentaram as 3 das suas versões do Dado da Paz para aquisição: em cartão, em E.V.A e em puff, e além dos monumentos já instalados em diferentes pontos do mundo que envolvem toda uma comunidade na vivência da paz.

“Ao meio dia, pudemos fazer o Time-out que foi acompanhado por muitos e, ao final, o resultado foi muito positivo. Valeram sobretudo as pequenas experiências de fraternidade que fizemos, ao descobrirmos nas pessoas o mesmo desejo ardente de uma nova realidade para nossa sociedade. Estávamos há uma semana dos tristes acontecimentos que abalaram Brasília e, ali, a bandeira da paz estava novamente sendo erguida.”

Algumas experiências trazidas por Maria:

– Em diálogo com uma participante da Feira que gostou muito do projeto, fomos convidados a levar o Projeto do Dado da Paz à Administração do Cruzeiro, que é outra região administrativa do DF;

– O fato de termos o lanchinho foi uma oportunidade de criar proximidade com os demais expositores que lá iam se servir, então, aproveitávamos o ensejo para lhes falar um pouco mais do Dado, se tivessem interesse, além de lhes convidar a jogarem-no. Todos o acolheram e gostaram muito, sempre diziam, ao jogarem o Dado, que a frase tinha tudo a ver com alguma situação por que estavam passando naquele dia;

– Cada um pôde levar um kit do Dado para recortar/montar, colorir e desenhar e uma mandala da atividade Pinta Comigo da parceria do Living Peace com o Projeto Mimos para Tus Ojos (foi-lhes explicado que podiam pintar a metade e dar a outra metade para outra pessoa pintar ou poderiam utilizá-la para pintarem um pontinho a cada ato de amor que conseguirem viver com a frase do Dado da Paz, o que acharam muito interessante).

– Uma expositora que é umbandista gostou muito do Dado da Paz e disse que quer levar a experiência para sua comunidade;

– Um artista plástico da Guiyana, morador de Brasília desde 1987, levou um Dado para a Pastora da sua Igreja no Recanto das Emas, a qual já nos ligou para se informar mais;

– Muitos quiseram levar o kit para jogar com seus filhos; 

– Uma pessoa indicou-nos a irmos às Creches Irmã Elvira e Mãe Preta para lhes apresentar o Dado;

– A surpresa maior que nos emocionou bastante foi a chegada de algumas crianças e as mães que estavam abrigadas em uma casa de passagem, por serem vítimas de violência doméstica. Eram 9 crianças e 1 adolescente. Todas elas, ao verem o Dado, correram para brincar e formamos um círculo sentados no tapete. Eles jogaram o Dado, explicamos-lhes como colocar em prática cada frase e ouvimos suas experiências com o que a frase estava sugerindo; A animação das crianças contagiou-nos, quiseram recortar o Dado, até as que estavam aprendendo, diziam que já faziam bem. Coloriram e pintaram. Por fim, servimos os biscoitinhos que ainda restavam com o que elas fizeram a festa. Foi como que uma visita de beija-flor, deram-nos um beijinho e logo partiram, deixando-nos um rastrinho de luz que ficou marcado em nosso coração e na nossa lembrança como um momento de paraíso;

– Por último, quando já íamos embora, à noite, jogamos o Dado com os músicos e dançarinas que estavam se apresentando do lado de fora da Casa da Cultura, a frase que caiu foi: perdoar os inimigos, o que eles aplaudiram;

– Doamos um Dado em forma de puff para a Casa da Cultura que tinha pedido brinquedos para um projeto de brinquedoteca que está se desenvolvendo ali.

“Com isso, acreditamos que criamos laços de fraternidade com todos”.

Compartilhe
Veja também
No próximo dia 18 de maio, no Centro Mariápolis Glória, em Benevides (PA), o Movimento dos Focolares realizará a "Maloca Ecumênica - Juntos Pela Amazônia", evento que reunirá cerca de 150 cristãos das várias Igrejas, membros das diversas religiões, cidadãos ativistas na construção da Paz.
Organização realiza o percurso Rumo ao Genfest 2024 deste julho de 2023, introduzindo membros do Movimento dos Focolares nas atividades institucionais.
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região.