SITE OFICIAL BRASILEIRO

Encontro de Famílias em Florianópolis (SC) abre ciclo 2024

Após ser transferido por duas vezes por causa das chuvas intensas que assolaram o estado de Santa Catarina no ano passado e pela perda inesperada de pessoas ligadas ao grupo de Famílias Novas, aconteceu no dia 25 de fevereiro o encontro de Famílias Novas, em Florianópolis (SC), no Centro Educacional Marista Lúcia Mayvorne.

O título do encontro era: Uma Casa sobre a Rocha, seguido das indagações: Uma casa sobre a Rocha é possível? A minha casa sobre a Rocha é possível? Vamos construí-la juntos?

Estavam presentes casais de diversas cidades de Santa Catarina, dentre estas dois casais do grupo Esperança Viva, da cidade de Joinville, da Fazenda da Esperança e famílias do Morro Monte Serrat.

Cada transferência de data foi acolhida e abraçada com plena confiança no amor de Deus pelas famílias“, compartilhou a equipe de organização das Famílias Novas em Florianópolis. Os membros contaram que, após a visita da Comissão do Genfest ao Arcebispo de Florianópolis, onde falaram, também, do encontro de Famílias que iria acontecer no Morro Monte Serrat, o bispo auxiliar Dom Onécimo, manifestou o desejo de estar presente no encontro. E assim aconteceu.

Ele ficou toda manhã e, ao final, também partilhou sua impressão e sua forte experiência com a doença que o deixou hospitalizado por três meses. Também disse que cada palavra, cada testemunho, encontrava eco em seu coração e ele via essas duas vocações, sacerdotal e de casados, como vocações semelhantes, pois ambas são vocações relacionais, precisam do outro para se realizarem. E no dia seguinte ao encontro nos enviou a seguinte mensagem:

Ontem, chegando em casa, agradeci a Deus por ter providenciado um encontro de tantos aprendizados. A acolhida, os conteúdos transmitidos, os testemunhos compartilhados, a partilha e a alegria no coração de cada um com presença de Jesus no meio foi para mim um presente de Deus, poder conhecê-los. Agradeço o Passa parola, será uma alegria receber e desde já agradeço imensamente. Um abraço fraterno e uma semana repleta das bênçãos de Deus.”

Temas abordados

Os temas abordados no encontro foram “A Comunicação do casal e Jesus no meio“, como tema espiritual, e “A Casa Conjugal, construção do alicerce ao telhado“, como tema de formação humana. Muita partilha, interação e participação da sala durante as apresentações, com muita leveza, liberdade, acolhida e clima profundo de família.

“Tivemos, também, um belo momento de apresentação do Genfest por uma jovem e os assistentes Gen 2 (como são chamados os jovens dos Focolares). Terminamos com a missa celebrada pelo Pd. Vilson Groh, sacerdote voluntário que atua na ação social de Florianópolis e no Morro Monte Serrat, com o Focolare Masculino.”

Depoimentos

Não saberia dizer qual o momento mais forte! Durante todo o dia foi um paraíso! Em alguns momentos um verdadeiro calvário, mas, o tempo todo uma sensação de AMOR tão grande, tão assustador, tão perto e tão longe… 

Para mim que tenho uma visão de mundo de Amor um pouco diferente pelas condições de saúde, em alguns momentos pensava – Deus porque tu me mostras essa vida, se minhas condições que impedem de vivê-la? 

No mesmo instante recebia algum retorno de Amor e comprometimento.

Como não acreditar que tudo ali naquele dia era Amor?

Obrigado Nano, Simone, Omar, Regiane, Wanderley, Mara, Focolares Masculino e Feminino!

Obrigado comunidade por me permitir conviver um dia de Paraíso e principalmente por ajudar a alimentar minha esperança de que SIM, O AMOR VALE A PENA; VALE A PENA SER AMADO!

Obrigado”

Foi um momento maravilhoso de aprender, reaprender, refletir e me colocar de novo em sintonia com meu companheiro para juntos construirmos a nossa casa sobre a Rocha! As falas e palestras foram bem diretas e de perfeita compreensão, achei tudo maravilhoso. Gratidão por este momento

Quem viu, também gostou

Focolare de Florianópolis (SC) apresenta Genfest para bispos da Arquidiocese

Membro dos Focolares em Florianópolis representa igreja católica no IX Encontro Inter-religioso

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.