Encontro dos Artistas 2024 acontece em São Lourenço (MG)

Entre os dias 19 a 22 de setembro, 33 artistas vindos de 12 cidades do Brasil estiveram reunidos em São Lourenço (MG) para o Encontro dos Artistas 2024, um momento de trocas e diálogos entre artistas que cultivam o Carisma da Unidade. Neste ano, o tema do encontro foi Decolonialidade, não apenas em seus aspectos conceituais, mas também práticos, aplicados na vida cidadã e artística. Segundo o grupo, este diálogo se mostrou fundamental para todos, realçando o quanto a própria diversidade entre nós é enriquecedora, construtiva e fértil.

O grupo presente era composto por artistas que trabalham nas áreas da música, dança, teatro, cinema, artes visuais, literatura, história da arte, arquitetura e moda. Alguns artistas conseguiram chegar um dia antes e puderam utilizar o tempo, para conversas, mostra de trabalhos, leituras e passeios, atualizando sobre a produção recente e estreitando os vínculos, num clima de muita leveza.

O professor da UNESP Toni Braga, antropólogo, foi convidado para traçar um panorama inicial e depois as várias áreas das artes falaram sobre os desafios, dificuldades e iniciativas positivas que já estão acontecendo nesses universos. A partir desse momento, um diálogo profundo teve início entre todos os participantes.

Oficinas de textos, de Moçambique, vídeos e podcasts sobre questões de colonialidade e decolonialidade preencheram os dois dias do encontro, com intervenções espontâneas dos artistas presentes, além de uma belíssima apresentação artística no sábado à noite.

Confira alguns registros do Encontro dos Artistas 2024:

Quem viu, também gostou

Encontro dos Artistas 2023: onde o Diálogo é chave

11º encontro dos artistas dialoga sobre o corpo como território

Compartilhe
Veja também
©2024 Centro S. Chiara Audiovisi Soc. Coop. a.r.l.
Créditos: ©2024 Centro S. Chiara Audiovisi Soc. Coop. a.r.l.
Já se passaram 75 anos do dia em que Chiara Lubich escreveu “Tenho um só Esposo na terra”, proposto novamente aqui. É um escrito destinado a ser, desde o início, um verdadeiro Manifesto programático para Chiara e para aqueles que a seguiriam aderindo à Espiritualidade da Unidade.
Jovens do Movimento dos Focolares do Regional Pará e Amapá participaram da Festa da Juventude realizada na Fazenda da Esperança em Mosqueiro-Belém.