Foi a Mariápolis do reencontro. O congresso das dezenas comunidades do Movimento dos Focolares no Rio de Janeiro e Juiz de Fora reuniu 258 pessoas, no Sítio Recanto de Papucaia, em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro. A Mariápolis foi realizada nos dias 7 a 10 de setembro, com um programa temático “O Amor que se comunica”. A última edição presencial tinha sido em 2019.
Com uma rica programação, de meditações, troca de experiências, convivência, música, arte e entretenimento, houve espaço e tempo para famílias, diversas gerações, momentos ecumênicos. Todas as ocasiões se tornavam motivos para convivência e relacionamentos.

No primeiro dia, falou-se de Deus Amor e das fontes de Deus. O segundo dia levantou o tema do diálogo, como metodologia que nasce do Amor. E no terceiro a temática foi sobre A ressurreição de Roma. Cada ponto com experiências marcantes e emocionantes.
Para a Jennifer Salgueiro a Mariápolis foi “um encontro para tomar fôlego, louvar a Deus e acreditar que estamos no caminho certo: de construção do mundo unido”.
Já a Rosimeire, de Juiz de Fora, participou pela primeira vez de uma Mariápolis, e diz que foram muitos os aprendizados: “aprofundei mais no amor de Deus; saio daqui renovada, com o desejo de colocar em prática o que aprendi”, exclama.


A Neiva, da Igreja Presbiteriana Unida, afirma que é desafiador voltar para casa e transformar os lugares difíceis onde se vive e agradece. “Obrigada por esses momentos de paz e unidade vindos daqui, realmente a Mariápolis é um pedacinho do céu.”
E entre as inovações do encontro, a novidade tecnológica foi a criação de um aplicativo para que os participantes acompanhassem a programação diária, as músicas e outras funcionalidades durante o evento.


As equipes da organização ficaram muito felizes com os resultados, o empenho de todos nos aspectos práticos, condução de programa e o forte clima de família que se criou naqueles dias.
“Em cada detalhe se percebeu a boa vontade de cada um dar o melhor de si, vivendo o amor recíproco e compondo um belo mosaico para concretizar as maneiras do Amor que se comunica”, afirma Victor Machado, da comissão central que organizou a Mariápolis.
Quem viu, também gostou
Primeira Mariápolis acontece em Vitória da Conquista, na Bahia
25 anos de Mariápolis no Espírito Santo: comunidade celebra bodas de prata
“O amor cuida”: Mariápolis no Paraná acontece com 130 participantes