Na região trinacional composta por Brasil, Paraguai e Argentina o ideal de Chiara está muito presente. Basta olhar para a alegria das pessoas que participaram do primeiro encontro presencial pós-pandemia, que ocorreu nos dias 29, 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2023, na Ciudad del Leste (Paraguai).
Entre os participantes estavam Paraguaios, Argentinos e Brasileiros, a maioria moradores da região de fronteira. Destaca-se que a fronteira é fruto de um processo histórico, mas que quando o ideal da unidade está presente não se torna um impedimento.
Afinal, a humanidade criou as fronteiras geográficas, porém, para Deus todo o planeta é uma só região. Certamente Chiara entendia nosso carisma nesta dimensão de ir além das fronteiras.
Assim, as comunidades desta região trinacional vivenciam uma linda experiência de pôr em prática o ideal de Chiara Lubich. Com encontros alternados nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu, Andrezito, Ciudad Del Leste entre outras.


Uma magnífica experiência onde as diferenças culturais, econômicas, língua, etc, dão espaço ao “Que todos sejam um”. A grande distância dessas comunidades em relação aos Focolares de cada pais não foi empecilho para aproximar as comunidades da região da fronteira. E a experiência dessa comunidade está aproximando os Focolares dos três países.
Durante o encontro realizado, pudemos perceber que estas comunidades fazem algo fundamental para a edificação do ideal da unidade, pois a amizade e a fé compartilhada faz superar as diferenças culturais e criar um ambiente de profunda comunhão.
O privilégio de participar desse encontro dessas comunidades foi uma forma de romper paradigmas, romper limitações, aprofundar a vivencia do amor. Sair do comodismo, de todos os raciocínios lógicos e fazer uma longa viagem, fora do planejamento, além das possíveis dificuldades no entendimento devido as dificuldades de compreensão de línguas diferentes.
Mas o propósito que moveu cada participante foi: uma escolha única de amor de Deus em cada um que estava presente naquele encontro. E isso se concretizou e fez perceber-se que o amor não tem um idioma único. Que bastou vivenciar o amor na mais profunda liberdade de se lançar em Deus e acreditar, e com isso Ele cuidou de cada detalhe.


Foi encantador a simplicidade, a autenticidade e a sede de Deus em cada pessoa da comunidade que acolhei o encontro. O brilho nos olhos de cada pessoa presente no encontro fez cair por terra tudo o que poderia causar divisão. Até as dificuldades da língua forma superadas. Houve muito diálogo, danças, boas risadas, trocas de experiências, algumas vezes necessitando de tradução, mas a maioria das vezes a linguagem do amor dava conta.
É muito provável que essa experiência trinacional seja algo inédito, inovador tanto no Movimento Focolare, como na Igreja. Quem sabe possa iluminar outros locais do planeta para a cultura do encontro, para a construção da unidade.
Por fim, a comunidade da região da fronteira quer continuar essa experiência e conta com o apoio de todos nós que acreditamos no carisma da Unidade. Um próximo encontro já está agendado para o mês de novembro de 2023, na cidade de Andrezito, na Argentina.
Quem viu, também gostou
Inauguração do Focolare de Garanhuns (PE) recorda primeiras mariápolis brasileiras
Sabe aquela campanha que a gente sempre fez pelos nossos “12 mil”?