SITE OFICIAL BRASILEIRO

Sabe aquela campanha que a gente sempre fez pelos nossos “12 mil”? 

Os 12 mil ainda existem? Como ficou a ajuda extraordinária?  Veja o que mudou na ação do Movimento dos Focolares.

Se você participa do Movimento dos Focolares há um tempo, vai se lembrar da antiga campanha pelos 12 mil pobres, uma iniciativa internacional do Movimento para recolher doações às pessoas em vulnerabilidade. 

Acontece que a campanha mudou e hoje, no Brasil, nós a conhecemos como Comunhão e Ação. É sobre ela que vamos falar hoje.

Tudo sobre a Comunhão e Ação

A Comunhão e Ação é uma campanha de financiamento coletivo anual e nacional realizada pela Associação Nacional por uma Economia de Comunhão (Anpecom), o  braço jurídico da Economia de Comunhão (edc) no Brasil.

Caso não se recorde, a Economia de Comunhão nasceu da inspiração de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, quando visitou pela primeira vez a cidade de São Paulo e pôde olhar com seus próprios olhos a profunda  desigualdade social desta grande metrópole. 

Hoje, a edc trabalha e acompanha projetos alinhados com os seus propósitos: erradicação da pobreza e iniciativas por mundo mais justo, regenerativo e fraterno.

Alinhados com estes propósitos, os projetos da edc atuam nos eixos: Educação, Saúde, Habitação, Empreendedorismo de Impacto Social, Florescimento Humano, Fortalecimento de lideranças comunitárias, incentivo ao voluntariado social, sustentabilidade e de mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

Por isso, é a edc a responsável pela divulgação da campanha – mas não somente. 

Vamos entender como a campanha dos 12 mil funcionava e o que mudou para chegar na Comunhão e Ação. 

Como era a campanha dos 12 mil?

Até 2013, o Movimento dos Focolares no Brasil era organizado em várias  regiões e cada uma delas administrava regionalmente os projetos e os recursos arrecadados da ajuda extraordinária

Até mesmo crianças participavam da ação com os pequenos cofrinhos que confeccionavam e enchiam de moedinhas para doar aos 12 mil pobres. 

Anualmente cada região fazia de forma distinta a sua prestação de contas para o Centro do Movimento dos Focolares em Roma e para a Comissão Internacional da Economia de Comunhão e   caso tivesse necessidades maiores do que foi arrecadado, fazia a solicitação de novos recursos para os projetos.

Como funciona a Comunhão e Ação hoje?

Hoje, com o Brasil Uno (única região para o Movimento a nível internacional) e por uma solicitação dos responsáveis brasileiros, a Anpecom é a responsável por administrar tanto os projetos, quanto os recursos arrecadados no país, e a fazer a prestação de contas para Roma. 

Outra mudança foi que devido a urgência de reforçar ainda mais a ajuda aos países em situação de guerras e catástrofes, o Brasil não recebe mais recursos financeiros de Roma para a execução destes projetos, tornando a campanha Comunhão e Ação a principal  fonte de recursos para investimentos nos projetos nacionais

Mas, a ajuda extraordinária ainda existe?

Sim, porém com novo nome: Comunhão e Ação. Hoje, o apoio para os projetos está concentrado na campanha de financiamento coletivo.

Quem pode fazer parte?

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer parte da campanha, divulgando e contribuindo com o valor que puder e podendo optar pela doação única ou mensal, por PIX ou depósito, facilitando a sua colaboração.

Chiara nos deixou muitos ensinamentos, mas com certeza o mais importante de todos é amar a todos, com predileção àqueles que vivem em situação de vulnerabilidade.. E se você sente o desejo de compartilhar e fazer a diferença no mundo, esta também é uma forma de amar. 

Ficou com alguma dúvida sobre a campanha? Clique aqui para conferir o impacto da Comunhão e ação e saiba como fazer parte.

Compartilhe
Veja também
xr:d:DAF_HQTAqc8:36,j:6001471474667105447,t:24041518
Fórum realizado pela Economia de Comunhão, em parceria com o Sistema B, na Amazônia, mostrou que economia, fé e Justiça Climática tem tudo a ver e podem trabalhar em conjunto pelo florescimento humano e desenvolvimento sustentável na região. 
Fórum Socioeconômico Ambiental Amazônia Viva, da Economia de Comunhão Brasil, conectou as agendas da economia, fé e Justiça Climática na Amazônia, entre os dias 05 e 06 de abril.
O Genfest 2024, evento que reúne jovens de todo o Brasil para celebrar o cuidado com a vida no planeta abre inscrições para o Concurso de Bolsas Genfest 2024.