SITE OFICIAL BRASILEIRO

Esperança e unidade para uma vida nova

 
“Este encontro ficou marcado na minha vida para sempre. Onde eu estava, quando usava drogas, nunca pensei que poderia viver assim… ‘estou no céu voando com todos os meus amigos’! Foi o dia mais feliz de minha vida”, foi o que testemunhou Francisco Chirlene, de 38 anos, no final de mais uma Mariápolis realizada em parceria com a Fazenda da Esperança de Coroatá, no Maranhão.
Cerca de 140 participantes, entre membros da comunidade do Movimento dos Focolares do Piauí e do Maranhão, acolhidos e acolhidas (pessoas em recuperação da dependência química) da Fazenda, amigos e familiares vivenciaram, de 28 de junho a 1º de julho a experiência de colocar em prática o carisma da unidade, compartilhado entre os Focolares e a Fazenda da Esperança.

Desde os preparativos, toda a programação foi construída em conjunto entre os membros dos Focolares e os da Fazenda.
Em São Luis, os Focolares realizaram uma festa junina com toda a renda revertida para a Fazenda e um jovem do movimento, ao invés de presentes, pediu dinheiro em seu aniversário para levar cestas de alimentos para os acolhidos.
Foi neste clima de unidade e comunhão que a Mariápolis se desenvolveu sob o tema principal: “Maria, uma mãe para todos”.
Os participantes acolheram com muito entusiasmo a reflexão sobre o percurso de Maria, da anunciação à fuga para o Egito, como momentos que podem ser vividos com a mesma atitude em nossa vida cristã nos dias de hoje.
“Ficou muito evidente para nós que, todos ali, estamos em “recuperação”, no sentido de reevangelizar a nossa vida com os gestos de amor concretos vividos com tanta simplicidade e verdade”, disse um dos participantes.
Numa das noites houve uma festa cultural, com direito a apresentações do Bumba Meu-Boi típico do Maranhão, organizado por Pe. Justenio e pelos acolhidos da Fazenda, além de quadrilhas e a dança do coco, tão característica da região e que reflete o cotidiano das “quebradeiras de coco” de babaçu.

“Aprendi muitas coisas sobre Deus e Maria. E que devemos amar o nosso próximo. Aprendi a me divertir em uma festa sem o uso de drogas. Aprendi o quanto Jesus é importante para nós”, escreveu Luis Fernando, de 28 anos.
No último dia, domingo, todos os participantes da Mariápolis prticiparam de um momento muito esperado pelos jovens da Fazenda: a visita dos familiares, a crisma de 19 deles e a comemoração dos 35 anos da Fazenda da Esperança.

O encerramento ficou por conta de uma grande festa com o almoço de confraternização entre os Mariapolitas e familiares que haviam chegado.
E no coração a certeza de que todos precisamos ser um sinal de esperança e de unidade em nossos ambientes e no mundo.

Compartilhe
Veja também
Conheça mais 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Sudeste Brasileiro, parceiras do Genfest, que vão receber os jovens para atuarem como voluntários de 12 a 18 de julho deste ano. 
Campanha arrecada doações para refugiados em Roraima, com um impulso da Campanha da Fraternidade 2023: “Dai-lhes vós mesmos de Comer”.
Monsenhor morreu no dia 10 de fevereiro, aos 88 anos, em Palmas (TO).