SITE OFICIAL BRASILEIRO

Um dia diferente para celebrar a paz

Somos Maria de Fátima Prieto Martins e Francisco Osvar Martins, casados, e vivemos em Ibiporã, PR, no sul do Brasil. Em nossa cidade somos animadores do “living peace”, projeto integrante da ONG Ação Mundo Unido, levando ao mundo da pedagogia e da educação uma cultura e ações de fraternidade e de paz.
No dia 30 de janeiro, ao sabermos que a data celebrava o Dia Mundial da Paz e da Não-Violência, nos sentimos impelidos a sair de casa (e também do nosso ‘eu’) e tivemos a ideia de visitar os estabelecimentos comerciais da cidade, falar do projeto e jogar o Dado da Paz com os funcionários.
Visitamos 3 lojas de confecções, 1 farmácia e uma grife de perfumaria famosa. Alguns deles eram muçulmanos e todos nos convidaram calorosamente a entrar em suas lojas.

Os sorrisos no rosto dos empresários e funcionários quando explicávamos a arte de amar contida nas frases do Dado e o fervor ao lermos juntos o time-out, nos deram a certeza de que valeu e vale sempre a pena ouvir “aquela voz” e executar logo o seu apelo, saindo de nós mesmos, não deixando escapar as ocasiões.
Neste mesmo dia, nos dirigimos até a praça central da cidade onde está fixado o grande Dado da Paz, que é giratório, permitindo que, uma vez girado, possa-se escolher e praticar naquele dia uma das frases da arte de amar impressas em suas faces. Logo dois jovens moradores de rua se aproximaram, e com um deles iniciamos um diálogo:
– Vocês conhecem o dado da paz?
– Sim, jogo todos os dias. É como uma Bíblia de Deus que alimenta a nossa alma.
A frase que caiu para ele foi amar o outro, após ler o seu significado perguntamos a ele:
– É difícil fazer isso?
– Não é só distribuir amor, e pensar um no outro.

Compartilhe
Veja também
Solenidade promovida pelos deputados lotou o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná e destacou a importância da realização da 1ª edição do Genfest no Brasil.
Ação Comunitária Focolare do Morro, Centro Mariápolis Arnold, Projeto Unidade na Fraternidade e ONG  Junta mais Brasil são as 4 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Região Sul que vão acolher jovens no período de 12 a 18 de julho para a fase de trabalho voluntário do evento.
As atividades do Programa Fraternidade na Unidade em 2023 foram encerradas com uma iniciativa notável: a distribuição de presentes de Natal para mais de 400 crianças de 0 a 10 anos, provenientes de famílias migrantes e refugiadas.