Congresso Juvenil 2023 reúne 120 adolescentes no Pará: veja como foi!

No último final de semana 16 e 17 de setembro, aconteceu com entusiasmo o IV Congresso Juvenil 2023 no Centro Mariápolis Glória, no Pará, com a comparticipação de 120  adolescentes e 40 adultos. Com o comando quase que completo dos próprios Gen 3, os adolescentes do Movimento dos Focolares, o evento foi intenso com dinâmicas, bate-papos, encontros de grupo e temas variados que promoveram reflexões entre os a as participantes.

Programação do Congresso Juvenil 2023

Dia 1

A manhã do 1º dia começou cedo: às 7:30 os adolescentes começaram a chegar, recebidos por abraços e fazendo novas amizades. No auditório, a receptação ficou sob responsabilidade dos Gen 3 Paulo Sérgio e Isabeli, que deram início à programação oficial do encontro.

O primeiro tema em sala foi o Mapa Falante que questionava “onde estamos? E porque  estamos aqui?”, apresentado pelas Gen 3 Bianca e Lohane, que abriram espaço para o tema espiritual da manhã: Conectar-se com Deus, orientado pelo Focolarino (consagrado dos Focolares) Herbert.

Hebert proporcionou um momento de profunda reflexão, mostrando que a conexão com o divino não para na fé de cada um, mas externaliza para a vivência com quem está ao nosso lado. Bianca aproveitou a oportunidade para contar uma experiência própria sobre esta conexão.  

Grupo de adolescentes sorrindo para uma foto.

Com um intervalo para o lanche, nasce mais uma oportunidade para conhecer novas pessoas e de exercitar a partilha, tendo olhar atento para oferecer lanches para aqueles adolescentes que não tinham condições de comprar.

Em seguida, foi proposto no auditório os Combinados. Sofia e Naudi conversaram com os e as participantes sobre boas práticas para facilitar a convivência durante aqueles dias. A partir do bate-papo, a psicóloga Natália puxou a reflexão sobre Gestão do  tempo: resgatando os nossos gostos, tema que chamou atenção de todos e todas, principalmente quem passa a maior parte do seu tempo conectado nas redes sociais e em jogos online.

Um adolescente dizia que, ali, ele entendia e  iria falar com sua mãe que ele precisaria fazer um tratamento, porque ao ouvir aquele tema entendeu que passava tempo demais nos jogos e estaria potencializando as chances de se viciar nos games.

Contou a equipe de organização do Congresso Juvenil.

Após este momento tão importante, os adolescentes se reuniram em grupos e puderam bater um papo mais direto sobre os temas discutidos e seus propósitos para o encontro. 

Reunião de grupos durante o Congresso Juvenil 2023.

O almoço foi um momento ótimo para colocar em prática os Combinados firmados de respeitar o próximo e de ajudar na organização do refeitório.   

No retorno à tarde aconteceu a gincana com brincadeiras, tarefas, momentos dinâmicos, onde todos e todas participaram felizes e empenhados! Após um breve intervalo para descanso, puderam escolher um Workshop para participar. As opções eram oficinas de dança, musica, teatro, canto e futebol.

Grupo de adolescentes sorrindo para uma foto.

E para encerrar a tarde, foram convidados a participar da Santa Missa, momento solene de recolhimento e agradecimento por  tantas coisas boas vividas naquele dia. 

Todos os participantes reunidos durante a Santa Missa.

Pós jantar, puderam se reunir em grupos novamente e trocar ideias sobre o que haviam vivido nos workshops. E certamente o dia só podia terminar com noite de Festival, onde puderam  mostrar seus talentos, trabalhos construídos nas oficinas e fechado com chave-de-ouro com um Luau, recheado de muita música e descontração.

Dia 2

O 2º dia  iniciou com o delicioso café da manhã e as tarefas a serem cumpridas pelos  grupos e seus assistes, como a lavagem da louça e a limpeza do refeitório.

No salão, o programa começou com canções que fizeram acordar os que ainda estivessem sonolentos.  Marcelo e Amanda foram os Gen 3 que conduziram a primeira atividade do dia: jogar o Dado do Amor (ferramenta idealizada por Chiara Lubich, fundador do Movimento, para propor a reflexão sobre temas importantes da vida cotidiana fraterna).

Apresentação do Dado do Amor durante o Congresso Juvenil 2023.

O Dado do Amor introduziu o tema seguinte Amor Reciproco, apresentado por Larissa e Rafael, casal e pais de duas filhas, uma  Gen 3 e uma Gen 4 (crianças que participam das atividades do Movimento). Eles cederam o espaço para que os e as adolescentes pudessem contar como praticavam o amor recíproco no dia a dia.

Novamente, a psicóloga Emi bateu um papo com a turma sobre Trabalhando as emoções, que promoveu bastante interação. Em  seguida veio o intervalo novamente  fazendo deste momento uma forma de  se conhecerem, brincar, lanchar, etc. 

Após um momento tão intenso, a reunião de grupos veio para dar continuidade à reflexão que cada um e cada uma começou na apresentação de Emi e para que pudessem anotar suas impressões deste final de semana especial.

Reunião de grupos durante o Congresso Juvenil 2023.

Por fim, a Santa missa introduziu os instantes finais, para agradecerem aqueles momentos vividos e as amizades construídas no Congresso. Após o almoço, despediram-se e retornaram para suas casas felizes e animados para se reencontrarem.  

Congresso Juvenil 2023 no Pará reúne 120 adolescentes.

Depoimentos

Uma adolescente de Belém estava  sozinha pois participava pela primeira  vez do Congresso e não conhecia ninguém. A assistente de Belém pediu  que eu desse atenção à ela com meu grupo de amigos. Ela ficou conosco o  tempo todo e foi muito divertido.

No  último dia, eu passei mal e precisei sair do salão. Ela ficou preocupada e me acompanhou até eu receber atendimento. Eu dei atenção a ela sem esperar que ela fosse gentil, mas ela se sentiu amada por nós e retribuiu.

Giovana Marques, 16 anos, Gen3 de  Belém  – Amor reciproco

Meus três amigos combinaram para ir  juntos – com a mãe de um deles – de  ônibus para o Congresso. Mas eu  deveria ir com minha mãe de carro.  Então, eu convenci minha mãe a abrir  mão do conforto para que fossemos todos juntos. Ela resistiu um pouco, mas depois aceitou. A viagem foi  superdivertida e mamãe foi conversando com a outra mãe. Chegamos em segurança e conseguimos carona  para todos ao fim do Congresso.

Giovana Marques, 16 anos, Gen3  – Fazer-se um

Quem viu, também gostou

Cidade de Juruti, no Pará, sedia uma Mariápolis pela primeira vez na história

Compartilhe
Veja também