SITE OFICIAL BRASILEIRO

Terceira Caminhada pela Paz em Taguatinga celebra Dia das Crianças e Cultura de Paz

Terceira Caminhada pela Paz em Taguatinga celebra Dia das Crianças e Cultura de Paz

No dia 12 de outubro, a comunidade do Movimento dos Focolares de Taguatinga, no Distrito Federal, realizou no Taguaparque a terceira Caminhada pela Paz com o tema “Se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz” (Chiara Lubic). O evento fez parte das comemorações do Dia das Crianças e contou com o apoio da Administração local e a participação de 21 organizações e coletivos, entre eles o Grupo Taguapaz.

A celebração ganhou significado especial devido à recente guerra na Terra Santa, que começou enquanto a programação da caminhada era construída.

Para a alegria de todos e todas, as crianças foram animadas pela Zuquinha Catavento, uma palhaça parceira do Living Peace, com a ajuda de dois palhaços conhecidos, Pepê e Jotabê, interpretados pelos Jovens por Um Mundo Unido. Os e as artistas explicaram a arte de amar com o apoio do Dado da Paz, convidando as crianças a participar.

União pela paz

Antes da Caminhada da Paz, os e as participantes foram convidados para um aquecimento inicial conduzido pela Escola de Felicidade de Brasília, guiada em silêncio, como uma forma de oração e de solidariedade às vítimas de guerras no mundo e da violência nas cidades.

Grupo durante a Terceira Caminhada pela Paz em Taguatinga.

Durante o percurso da terceira Caminhada pela Paz, cada face do Dado da Paz foi lida em voz alta. Uma das faixas, feita especialmente por um dos parceiros, trazia: “Sejamos a Paz que queremos ter”, foi uma iniciativa da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica- DF e do Instituto  Viva Mulher Direitos e Cidadania. Essa frase coincidiu com a mensagem em vídeo do professor Carlos Palma, Coordenador Geral do Living Peace International, que enfatizou a importância da paz em tempos desafiadores. Ele destacou que a paz começa em cada um de nós e encorajou a criação de pontes de fraternidade.

Outro parceiro, a ONG Rodas da Paz teve um papel especial ao ler para as crianças o livro “Pedale Suave”, narrando a história do ciclista Raul Aragão, um ativista pela paz no trânsito.

No encerramento, todos e todas se comprometeram com a promoção de uma sociedade mais pacífica e registraram seu compromisso em um cartaz com o print das mãos tingidas de tinta guache.

A Caminhada da Paz fortaleceu laços de amizade com a Administração de Taguatinga, a comunidade local e entre os membros do Taguapaz. Compromissos para futuros encontros foram firmados, com o primeiro deles agendado para o plantio de árvores, doadas pelos Lions Clubes, no próprio parque que tem sido o local acolhedor.

Quem viu, também gostou

Segunda Caminhada pela paz volta a abrir caminhos

Living Peace: Humanidade Nova no Distrito Federal

Compartilhe
Veja também
Apresentações musicais, dança, teatro, relatos de experiências são alguns dos momentos previstos no programa do Evento Central que acontecerá em julho, em Aparecida/SP.
No último sábado (11), recebemos duas experiências de voluntárias de Lajeado, município atingido pelo desastre climático que assola o Rio Grande do Sul desde o dia 29 de abril de 2024. A seguir, você confere as experiências e alguns registros enviados pela Cristiana Terra.
I Congresso Latino-Americano de Comunhão e Direito propõe reflexão e debate sobre os fundamentos e alcance do Direito ao Desenvolvimento.