SITE OFICIAL BRASILEIRO

Ajudar a quem sofre: relatos sobre as fortes chuvas no sul da Bahia

chuvas no sul da bahia

Membros do Movimento dos Focolares no sul baiano se unem com as comunidades para socorrer cidades devastadas pelas fortes chuvas. 

Famílias sem lar no natal, desesperançosas e amedrontadas. Este é o cenário encontrado em dezenas de municípios da região sul da Bahia, onde centenas de milhares de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas, que também geraram vítimas. Diante das circunstâncias, voluntárias e voluntários, membros do Movimento dos Focolares no Estado, decidiram apoiar campanhas de arrecadação de donativos para agir em prol de quem sofre.

Compartilhamos com você relatos de quem “está em saída”, indo até o próximo, na crença de que o amor pode transformar essa realidade devastadora. Leia relatos recolhidos pelo Frei Severino:  

Meirilane, Salvador

Com a colaboração de duas colegas e de nossa Eurides, de Euclides da Cunha, BA, que também mobilizou algumas pessoas em São Cristóvão, conseguimos encher a mala do meu carro com doações que, certamente, serão bem aproveitadas pela população de Jiquiriçá. Deus abençoe a todos! Para mim, foi uma oportunidade de viver a Obra de Misericórdia que me foi sorteada na reunião da Palavra de Vida: “vestir os nus”.

Experiência de  Luciene Nascimento, Itabuna

“Chegando agora em casa. Estive hoje com minha família em vários pontos de coleta e escolas de Itabuna, que podemos ter acesso para fazermos doações…

No mercado em que fizemos as compras estava lotado, percebi muitos voluntários comprando mantimentos para fazer quentinhas…

A mobilização na cidade de Itabuna está grande, graças a Deus muitos corações solidários, ajudando concretamente os desabrigados. Me recordei hoje a história de Chiara nos tempos da guerra, ir ao encontro de Jesus em cada irmão que sofre.

Clarinha minha filha, jovem universitária,  junto aos amigos estão como voluntários buscando doações de remédio entre outros. Conseguiram hoje a doação de uma ONG de Salvador que disponibilizou R$ 10 mil  para tantas necessidades que surgem.

Deus nos ama. “Nós acreditamos no Amor”. Mais uma vez recordando o nosso Papa Francisco quando faz tantos apelos aos povos, nos convocando a viver a Justiça, a solidariedade e a sobriedade. Deus proverá e Sua misericórdia não faltará.”

A palavra de Deus em forma de organização

A Comunidade Católica do Movimento dos Focolares, sediada na cidade de Itabuna, BA, cidade que foi castigada fortemente pelas chuvas torrenciais das últimas semanas, se organizou e criou um Grupo no Whatsapp para disponibilizar informações sobre material necessário para arrecadação e distribuição de alimentos e outros gêneros para famílias que perderam tudo na enchente das chuvas. Foram muitas famílias que pertencem ao Movimento dos Focolares em Itabuna que perderam tudo nestes temporais de intenso inverno.

Também neste Grupo de Whatsapp pode – se encontrar Voluntários e Voluntárias disponíveis para ajudar nos locais mais críticos e necessários.

Também há muitos  Voluntários e Voluntárias nas diversas localidades críticas da cidade de Itabuna e de várias outras cidades atingidas pela chuva na disponibilidade de ajudar aos muitos que precisam.

João Mascarenhas, juiz de direito da cidade de Muritiba

Meu amigo. A situação é dramática para milhares de irmãos nossos, principalmente no Sul e Extremo Sul da Bahia, e nos últimos três dias avançou para o Sertão e outras regiões. Ontem à noite fiquei angustiado após uma forte chuva aqui no Município de Muritiba,  molhando o interior da casa de um jovem casal, ela grávida de 9 meses. Pedi profundamente a Deus que fizesse cessar as chuvas, lembrando-me de Jesus e os Apóstolos na barca, debaixo daquela tempestade. Graças a Deus, desde ontem à noite que aqui em Muritiba não chove. Só agora há pouco, uma chuva fina.

Já enviei uma ajuda através do Corpo de Bombeiros da cidade de Cruz das Almas.

Amanhã, a Ordem dos Advogados do Brasil, do qual também sou membro, começa também aqui em Muritiba,  a arrecadar mantimentos para os desabrigados.

Meu filho Francisco, que é biomédico e tem uma loja de produtos hospitalares na cidade de Muritiba, que também foi atingida pelas chuvas, e pensando nos cristãos das outras cidades mais alargadas do que a minha cidade, estamos arrecadando alimentação não perecíveis e outros gêneros necessários; em um mutirão  de solidariedade levando de Muritiba para o quartel de Bombeiros da cidade de Cruz das Almas, onde estamos levando as doações e aqueles bravos bombeiros repassam para as famílias atingidas pelas chuvas das cidades da região.

Esta é a Campanha que meu filho Francisco iniciou e eu me engajei na sua Campanha.

Experiências de vida de outros membros do movimento dos focolares no vale do Jiquiriçá

Estamos também ajudando os moradores do Vale do Jiquiriçá. Muitos perderam tudo, estão sem água, sem luz, sem comida, sem roupas. Se tiverem roupas,  toalhas, cobertores ou mantimentos que possam mandar, nós  recolhemos onde indicarem.  Novamente. Obrigado. Queremos afirmar com Chiara Lubich: “E NÓS ACREDITAMOS NO AMOR”.

A situação na Bahia

Já são 72 cidades baianas em situação crítica com dezenas de cidades inundadas pela chuva. O Governo Estadual da Bahia, Prefeitos,  do Norte,  do Sul e Sudoeste, do Sudeste, do Sertão da Bahia, se unem ao Governo Federal, Organizações civis e de outros Estados para superar a dor e relocar os milhares de desabrigados por causa das fortes chuvas que estão acontecendo. São mais de 16 mil desabrigados, 20 mil desalojados e 20 mortos. 

É Natal! Jesus Menino novamente chega até nós como sinal de Fé, Esperança e certeza do Amor de Deus por cada um de nós!!! Queremos reafirmar com Chiara Lubich: ” E nós acreditamos no amor”!

Na cidade de Itabuna as águas das chuvas estão baixando. Graças a Deus.

Compartilhe
Veja também
Tudo começou com a proposta de uma jovem de 18 anos: “vamos fazer uma ação social com as crianças da ANSPAZ”! Continue lendo.
"Eu nunca vou esquecer esse dia". As palavras do Pedro Leonardo, de 12 anos, resumem o sucesso do Dia das Crianças na AFAGO-DF, realizado no último dia 13 de outubro.
No mês de maio, a Afago DF saiu pelas ruas do bairro distribuindo a flor símbolo da campanha Maio Laranja e Faça bonito.