Jornada Famílias Novas acontece em Neópolis (SE)

Mais de 80 pessoas estiveram reunidas no salão de uma escola pública da cidade de Neópolis, às margens do Rio São Francisco, para a Jornada Famílias Novas (grupo das famílias do Movimento dos Focolares), com o tema “FAMÍLIAS EM AÇÃO, UM MOSAICO DE VIDA”. A jornada aconteceu durante todo o dia 18 de agosto e contou com a participação de famílias das cidades de Neópolis, Propriá e Povoado Betume, Nossa Senhora de Lourdes e Aracaju.

A programação teve início com músicas tocadas por uma banda da comunidade dos Focolares e prosseguiu com uma reflexão sobre o tema “Amor recíproco: tesouro da família”, intercalado por experiências contadas pela comunidade. 

Após um breve intervalo e momento de convivência, os casais presentes foram convidados a reunir-se a dois para um diálogo sobre o tema apresentado e ainda receberam perguntas para facilitar a conversa. Aqueles que estavam sem o cônjuge se reuniram em grupos. 

No retorno à sala, alguns participantes puderam fazer comunhão de suas reflexões e como se sentiam participando da Jornada Famílias Novas. 

Concluíram a manhã com uma fala do pároco, Padre Wilson, que manifestou a felicidade por ver casais participando pela primeira vez da jornada.

Após o almoço, mais uma experiência de um casal maduro e depois a missa com o bispo da diocese da região, Dom Vitor, que fez questão de estar presente. Conhecedor do Movimento, o bispo manifestou o desejo de fazer parte de um grupo de aprofundamento com outros sacerdotes. Disse belas palavras e quis fazer uma foto. Ele estava acompanhado de alguns missionários. 

Por fim, encerraram a jornada com uma mensagem do Papa Francisco às famílias e compartilharam impressões do dia.

Depoimentos

Fui convidada e vim pela primeira vez. Ao chegar vi cadeiras para casal do lado externo do salão e percebi que era para casal, mas eu não sabia e não convidei meu esposo. Ao ouvir a meditação e as experiências , percebi que Deus me queria ali só,  que era o meu momento,  acreditei nos propósitos Dele. Estou muito feliz por estar aqui.

Fernanda (Neópolis)

Participo do Movimento dos Focolares, mas meu esposo não, ele está pela primeira vez. Foi muito importante esse momento do casal. Observar na nossa vida o que podemos melhorar. Ouvindo a reflexão sobre o matrimônio, as experiências são para nossa vida daqui para frente.

Raquel (Neópolis) 

Quando cheguei em casa encontrei uma realidade na família. Então falei do que  aprendi na Jornada e que tinha ido de uma forma e voltei de outra. Falei pra família três palavras que tinha aprendido e que devemos colocar em prática na nossa vida,  que são: desculpa, obrigado e por favor. No outro dia meu neto de 7 anos foi brincar de bicicleta na rua e bateu em um carro, ele se dirigiu ao homem e pediu desculpas. O homem perguntou de quem ele era filho,  mas não procurou a família. Meu neto ao chegar em casa falou para mim o que tinha acontecido,  mas que tinha pedido desculpas, pois lembrou o que eu havia dito das três palavras.

Quem viu, também gostou:

Mariápolis do Sergipe: reencontros e novos pontos de fraternidade

Encontro de Famílias em Florianópolis (SC) abre ciclo 2024

Compartilhe
Veja também