Apesar da suspensão das atividades presenciais, as equipes buscam colaborar com as famílias por outros meios.
Devido à pandemia, todas as atividades que envolviam a presença física de crianças e adolescentes foram suspensas nos projetos sociais mantidos pela Sociedade Movimentos dos Focolari (SMF), desde março de 2020. Por isso, os projetos Jardim Margarida e Bairro do Carmo – atuantes nos municípios de Vargem Grande Paulista/SP e São Roque/SP, respectivamente – direcionaram as atenções para as famílias das crianças que já participavam da iniciativa.
Para tanto, os projetos planejaram atividades para serem realizadas de mês em mês, como campanhas de arrecadação de alimentos, visitas sociais, atendimento e avaliação das condições socioeconômicas dos beneficiários, doações de kits de alimentos e kits de higiene, bem como de cestas básicas, Informações acerca de direitos e oferta de trabalho para jovens e adultos, entre outras.
“Tanto as visitas como o atendimento no Centro da SMF, são momentos importantes de conexão com as famílias, através dos quais são reforçados os laços de apoio e de amizade mútua. Quanto às crianças, percebemos que também sentem muito o impacto e os efeitos da pandemia na própria pele. Mesmo em meio a estas e tantas outras dificuldades, elas continuam espalhando energia e animando nossos dias, dando-nos esperança e coragem”, afirma a Presidente da SMF, Maria Aparecida Berni De Marque.
Outras atividades deste período consistiram em reuniões de equipe para o planejamento de atividades do 1º Trimestre e o encaminhamento de alguns beneficiários para a Rede Socioassistencial.
Além disso, o Brechó permaneceu ativo durante algumas horas semanais, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2021. Através da contribuição de muitos, puderam dar continuidade a esta atividade que propicia o direito de escolha, de compra de peças selecionadas, com qualidade e com preços acessíveis. “A possibilidade do Brechó é vista como um espaço de valorização da pessoa que proporciona ações emancipatórias de resgate à dignidade, autoestima e socialização”, acrescenta.
Projeto Bairro do Carmo
O Projeto Bairro do Carmo também está em plena articulação, mesmo em meio às diversas dificuldades do momento. Assim que for possível o retorno das crianças e adolescentes às oficinas presenciais, a equipe planeja oferecer oficinas de: musicalização, vôlei, atividades lúdicas e zumba.
A oficina de zumba é uma novidade e está sendo pensada para beneficiar mais especificamente às mães das crianças, proporcionando um momento de convivência saudável e de descontração na comunidade.
Em conclusão, segundo a presidente, os profissionais perceberam que nesta relação de apoio e confiança no trabalho com as famílias que estão em contato com nossos projetos, se fortalecem os vínculos de solidariedade e de esperança, o que nos faz caminhar juntos, mesmo em meio às dificuldades atuais.
“Agradecemos a todos os nossos colaboradores pelo precioso apoio que oferecem, para que possamos nos aproximar sempre mais da nossa meta: que cada criança, adolescente e jovem desfrute dos benefícios de uma convivência saudável onde as suas necessidades básicas são protegidas, enquanto os laços relacionais são fortalecidos”, finaliza.