No dia 12 de outubro, a comunidade do Movimento dos Focolares de Taguatinga, no Distrito Federal, realizou no Taguaparque a terceira Caminhada pela Paz com o tema “Se cada um levar o amor ao mundo, haverá paz” (Chiara Lubic). O evento fez parte das comemorações do Dia das Crianças e contou com o apoio da Administração local e a participação de 21 organizações e coletivos, entre eles o Grupo Taguapaz.
A celebração ganhou significado especial devido à recente guerra na Terra Santa, que começou enquanto a programação da caminhada era construída.
Para a alegria de todos e todas, as crianças foram animadas pela Zuquinha Catavento, uma palhaça parceira do Living Peace, com a ajuda de dois palhaços conhecidos, Pepê e Jotabê, interpretados pelos Jovens por Um Mundo Unido. Os e as artistas explicaram a arte de amar com o apoio do Dado da Paz, convidando as crianças a participar.
União pela paz
Antes da Caminhada da Paz, os e as participantes foram convidados para um aquecimento inicial conduzido pela Escola de Felicidade de Brasília, guiada em silêncio, como uma forma de oração e de solidariedade às vítimas de guerras no mundo e da violência nas cidades.
Durante o percurso da terceira Caminhada pela Paz, cada face do Dado da Paz foi lida em voz alta. Uma das faixas, feita especialmente por um dos parceiros, trazia: “Sejamos a Paz que queremos ter”, foi uma iniciativa da Associação das Mulheres de Carreira Jurídica- DF e do Instituto Viva Mulher Direitos e Cidadania. Essa frase coincidiu com a mensagem em vídeo do professor Carlos Palma, Coordenador Geral do Living Peace International, que enfatizou a importância da paz em tempos desafiadores. Ele destacou que a paz começa em cada um de nós e encorajou a criação de pontes de fraternidade.
Outro parceiro, a ONG Rodas da Paz teve um papel especial ao ler para as crianças o livro “Pedale Suave”, narrando a história do ciclista Raul Aragão, um ativista pela paz no trânsito.
No encerramento, todos e todas se comprometeram com a promoção de uma sociedade mais pacífica e registraram seu compromisso em um cartaz com o print das mãos tingidas de tinta guache.
A Caminhada da Paz fortaleceu laços de amizade com a Administração de Taguatinga, a comunidade local e entre os membros do Taguapaz. Compromissos para futuros encontros foram firmados, com o primeiro deles agendado para o plantio de árvores, doadas pelos Lions Clubes, no próprio parque que tem sido o local acolhedor.